Respostas
Explicação: O calendário gregoriano é um calendário europeu criado pelo Papa Gregório XIII. É utilizado hoje pela maioria dos países que tiveram a religião católica como alicerce inicial. O Brasil é um dos países que usam o Calendário Gregoriano, pois, o Reino de Portugal que conquistou o país e tinha como sua religião oficial e obrigatória o Catolicismo. Ele também pode ser conhecido por Calendário Cristão, pois o marco inicial do Calendário Gregoriano é o nascimento de Cristo, ou Calendário Ocidental, pois é usado pela maioria dos países do ocidente.
Resposta:
Origem do calendário gregoriano
Antes de ser criado o calendário gregoriano, estava em vigor o calendário juliano, que estava atrasado e por isso a Páscoa ocorria mais tarde do que o equinócio da primavera. A reforma do calendário foi discutida no Concílio de Constança e mais tarde no Concílio de Trento.
O calendário gregoriano foi implementado em 1582 na Itália, Polônia, Portugal e Espanha.
Apesar de terem sido implementadas pelo Papa Gregório XIII, as reformas no calendário foram criadas pelo astrônomo e filósofo italiano Luigi Giglio.
Explicação:
O calendário gregoriano veio substituir o calendário juliano. Este último tinha sido instituído pelo ditador romano Júlio César, mas continha algumas imprecisões, pois não contemplava o movimento de translação da Terra, ou seja, o tempo que a Terra demora a circular à volta do Sol.
A fórmula usada para calcular os anos bissextos foi alterada com o calendário gregoriano e por isso, quando este foi implementado, 10 dias foram excluídos do calendário para reajustar as imprecisões criadas pelo calendário juliano. Assim, em 1582 do dia 4 de outubro passou para 15 de outubro.
Espero ter ajudado :)