• Matéria: Química
  • Autor: KaahOliverS6136
  • Perguntado 5 anos atrás

(FEBASP-SP) Dissolvendo-se 300 moléculas de uma substância composta em água, verificou-se que 18 moléculas sofreram dissociação. Com esta informação, podemos afirmar que:

a) o grau de dissociação é 0,06% e o eletrólito é fraco.

b) o grau de dissociação é 0,6% e o eletrólito é fraco.

c) o grau de dissociação é 6,0% e o eletrólito é forte.

d) o grau de dissociação é 6,0% e o eletrólito é fraco.

Respostas

respondido por: Xudrunsk
5
Olá,

Para determinar o grau de dissociação basta pegar o número de moléculas que dissociaram e dividir pelo número total de moléculas. Nesse caso: 18/300 = 0,06.

Portanto, o grau de dissociação é de 0,06%.

O que determina se um eletrólito é fraco, médio ou forte é justamente o grau de dissociação. Observe que 0,06% é um valor muito baixo... portanto, o eletrólito é fraco!

Geralmente, para você ter uma referência, o eletrólito é dito fraco quando o grau de dissociação é menor do que 5%. É dito médio quando o grau de dissociação é maior do que 5% é menor do que 50%. Acima de 50% já é considerado forte!

Bons estudos!!!!
respondido por: arielcrvlh
1

Após a dissolução das 300 moléculas com 18 delas sofrendo dissociação, será possível afirmar que o grau de dissociação é 0,06% e o eletrólito é fraco. Com base nisso, a alternativa correta será a).

Determinando a força de um eletrólito

O primeiro passo desse exercício será descobrir a porcentagem de moléculas que sofreram dissociação. Observe a seguinte regra de três:

300 moléculas - 100%

18 moléculas -      x%

1800 = 300x

x = 0,6%.

Com base no valor obtido acima, este eletrólito será considerado fraco, uma vez que se encaixam nessa definição todos os eletrólitos que apresentam grau de dissociação inferior a 5%.

Aprenda mais sobre eletrólitos em: https://brainly.com.br/tarefa/29023931

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares