Pesquisar e escrever sobre o trabalho dos índios nas reduções jesuíticas
- Como foi evoluindo a ocupação do território brasileiro?
- Qual a importância da pecuária na expansão do território brasileiro? - O que eram as Entradas?
- O que eram as Bandeiras?
- Quais os três tipos básicos de bandeirismo?
Respostas
Resposta:
Olá, boa noite!!
Explicação:
1-) A ocupação do território brasileiro se iniciou com pequenos arraiais espalhados em diversas localidades. Tais ocupações aconteceram devido à necessidade europeia de ampliar suas atividades comerciais, o que fez com que procurassem novos produtos e novas áreas a serem exploradas.
2-) O papel da pecuária no Brasil colonial foi múltiplo. Transporte de cargas e produções: garantiu uma aceleração do transporte de produtos, expandindo a dinâmica comercial colonial. Alimentação: o uso da carne dos animais também foi essencial para saciar a fome em períodos diversos.
3-) As entradas eram expedições oficiais (organizadas pelo governo) que saiam do litoral em direção ao interior do Brasil. As bandeiras eram expedições organizadas e financiadas por particulares, principalmente paulistas.
4-) As Bandeiras eram expedições particulares de exploração do território brasileiro que não tinham o apoio das autoridades portuguesas. Os bandeirantes avançavam em grupos por terras desconhecidas e atravessavam vales, rios e montes, percorrendo, algumas vezes, até 2 mil quilômetros.
5-) Existiam 3 principais tipos de bandeirismo: de Preação (ou Captura), de Prospecção e o de Contrato. O bandeirismo de preação eram todas as missões organizadas para capturar ou recapturar escravos. Foram muito comuns no século XVI e visavam capturar nativos para trabalharem - à força - nas fazendas dos colonos.