• Matéria: História
  • Autor: SaberMan6679
  • Perguntado 4 anos atrás

me ajudem
3 – Em uma de suas obras, o geógrafo Milton Santos comenta que:
Sem o homem, isto é, antes da história, a natureza era uma. Continua a sê-lo, em si mesma, apesar das partições que o uso do planeta pelos homens lhe infligiu. Agora, porém, a uma enorme mudança. Uma mais socialmente fragmentada durante tantos séculos, a natureza é agora unificada pela história em benefício de firmas, Estados e classes hegemônicas. Mas não é mais a natureza amiga, e o homem também não é mais seu amigo.
O texto acima exprime a ideia de que:
I) “A história do homem sobre a terra é a história de uma ruptura progressiva entre o homem e o entorno”.
II) Esse processo se acelera quando, praticamente ao mesmo tempo, o homem se descobre como indivíduo e inicia a mecanização do planeta, armando-se de novos instrumentos para tentar dominá-lo
III) A natureza artificializada marca uma grande mudança na história humana da natureza.
Entre as afirmações, a ideia presente no texto de Milton Santos é expressa:
a) Em todas elas.
b) Apenas em I e II.
c) Apenas em II e III.
d) Apenas em I e III.
e) Em nenhuma delas.

Respostas

respondido por: Kitasato
2

Resposta:

a) Em todas elas.

Explicação:

Eu acredito que sejam todas pois as opções aparecem no próprio artigo dele no Scielo.

“A história do homem sobre a Terra é a história de uma rotura progressiva entre o homem e o entorno. (...) processo se acelera quando, (...) ao mesmo tempo, o homem se descobre como indivíduo e inicia a mecanização do Planeta, armando-se de novos instrumentos para tentar dominá-lo. A natureza artificializada marca uma grande mudança na história humana da natureza. Hoje, com a tecnociência, alcançamos o estágio supremo dessa evolução. (...) conhecemos a criação humana das tempestades, cataclismas, tremores de terra, (...) fantasticamente artificiais(...) incompreensíveis...”

SANTOS, Milton.Técnica, espaço, tempo. In.: Globalização e meio técnico científico informacional. Hucitec: S. Paulo, 1998, p. 17.

Uma parte da citação dele aí.

Perguntas similares