1 -A partir da fotografia, quais as ideias que cada ela transmite sobre quem eram de fato as seguidoras de Antônio Conselheiro?
2 -A partir dela, podemos identificar os brasileiros invisibilizados na nossa História?
Respostas
Resposta: A imagem transmite a pobreza vivida pelo povo brasileiro, a tristeza e a opressão, pois essa imagem é depois da guerra iniciada por republicanos brasileiros que tinha acabado de chegar ao poder, se incomodaram pelo fato de Antônio Conselheiro, que foi um líder religioso, que cria em muitas coisas como: o casamento religioso e não civil, ele tinha uma ousadia de se negar a pagar aos cobradores do governo da época, cria que São Sebastião voltaria, e cria também que o sertão viraria praia e de volta à praia voltaria a sertão e pregava em suas andanças pela caatinga, o arraial de Canudos assim se ergue no interior da Bahia no final do século 19, o tempo que o arraial de Canudos começou a se erguer eles cultivavam rebanhos e lavouras e para eles não existiam sociedade privada tudo era de todos e esse projeto incomodou aos republicanos que iniciaram assim as guerras, a primeira expedição foi um fracasso pois os fanáticos religiosos colocaram os soldados para correr apenas com paus, pedras e algumas espingardas e assim aconteceu na segunda e terceira tentativa onde muitos soldados morreram. Mas aí as tropas receberam ajuda do governo e voltaram para arrasar Canudos com mais de 700 toneladas de munição e assim foi o fim do sonho de Conselheiro e um pouco mais de 300 pessoas se entregaram em sua maioria mulheres e crianças, os homens que lutaram para defender Canudos não se renderam, lutaram até a morte.
1 - Essa fotografia transmite a ideia de tragédia, tristeza.
Tirada no dia 2 de outubro de 1897 em Canudos, por Flavio de Barros, representa 400 jagunços prisioneiros, e seu fim trágico. Por isso, trata-se de um registro emblemático dos conflitos e contradições que ocorreram na sociedade brasileira na transição do Império para a República.
Vemos na fotografia, mulheres, feridos, velhos e crianças, que se entregaram ao Exército, talvez de forma estratégica, para mostrar sua resistência final, já que eram poucos os conselheiristas que restavam.
Assim como retrata Euclides da Cunha na obra Os Sertões, essas pessoas permaneceram entrincheiradas e em combate até o fim daquela guerra. Porém, seus esforços foram em vão, já que o ato acabou em chacina.
Os seguidores de Antônio Conselheiro eram essencialmente ex-escravos, indígenas sem terra, e trabalhadores explorados.
2 - A partir da fotografia em estudo, podemos identificar os brasileiros invisibilizados na nossa História, pois se tratam de pessoas desamparadas, que ao seguir os ensinamentos de Antônio Conselheiro, buscavam melhorar suas vidas.
Continue aprendendo sobre Canudos:
brainly.com.br/tarefa/20494179
Bons estudos!