• Matéria: Química
  • Autor: Soudart01
  • Perguntado 4 anos atrás

. Associe corretamente:

1. Ácido de Arrhenius ( ) em água libera como único ânion hidroxila (OH-)

2. Base de Bronsted-Lowry ( ) espécies capazes de receber pares de elétrons

3. ácido de Lewis ( ) podem doar prótons

4. Base de Arrhenius ( ) em água libera como único cátion H+

5. Ácido de Bronsted-Lowry ( ) espécies capazes de doar pares de elétrons

6. Base de Lewis ( ) podem receber prótons

5. A alternativa que apresenta uma base de Lewis:

a) CH4 b) BF3 c) NH3 d) CaCl2 e) AlF3

Respostas

respondido por: Xudrunsk
3
Olá!!

Essa é uma questão que cobra algumas das definições existentes para ácidos e bases (as 3 mais recorrentes e utilizadas a nível de ensino médio, mas vale ressaltar que existem outras).

Vamos a elas:

1) Teoria Ácido-Base de Arrhenius: definiu os ácidos como substâncias moleculares que, na presença de água, ionizam-se, liberando o cátion H+; já as bases são substâncias iônicas que, na presença de água, dissociam-se, liberando o ânion OH-.

Observação 1: vale lembrar a diferença entre IONIZAÇÃO e DISSOCIAÇÃO. Como a própria palavra diz “IONIZAÇÃO” é o processo em que ÍONS SERÃO FORMADOS. Os ácidos são substâncias moleculares formadas por ligações covalentes, não há íons na fórmula, mas eles se formam na presença de água, sendo que um dos íons é o H+. Já a “DISSOCIAÇÃO” é simplesmente a separação de ÍONS JÁ EXISTENTES. As bases são substâncias iônicas, os íons já existem. Na presença de água eles apenas se separam, sendo que um deles é o OH-.

Observação 2: íons com carga positiva são chamados de CÁTIONS e íons com carga negativa são chamados de ÂNIONS.

Observação 3: na verdade, o íon formado na ionização dos ácidos não é o H+, é o chamado íon HIDRÔNIO (H3O+). Porém, para fins explicativos, ou a depender da forma cobrada, podemos simplesmente dizer H+.

—> você deve ter observado que a Teoria Ácido-Base de Arrhenius só se aplica para as substâncias em fase aquosa, portanto, as outras substâncias ficam de fora. Com isso, novas teorias para definir um ácido e uma base surgiram, a exemplo das duas que veremos a seguir.

2) Teoria Ácido-Base de Brönsted-Lowry: definiu os ácidos como substâncias capazes de DOAR/PERDER PRÓTONS. Já as bases são substâncias capazes de RECEBER prótons. Essa definição é expressa em termo de equilíbrio químico. Todo ácido de Brönsted-Lowry forte forma uma base conjugada fraca; e toda base de Brönsted-Lowry forte forma um ácido conjugado fraco.

—> apesar de bastante amplos, os conceitos de ácido e base de Brönsted-Lowry são limitados no que diz respeito à palavra “próton”. Em função disso, Lewis propôs uma teoria ainda mais abrangente.

3) Teoria Ácido-Base de Lewis: definiu os ácidos como substâncias capazes de ACEITAR/RECEBER par de elétrons. Já as bases são as substâncias capazes de CEDER par de elétrons; outra forma de enuncias as bases seria dizer que essas POSSUEM UM PAR DE ELÉTRONS NÃO LIGANTES (que pode ser cedido).

—> Essas são as definições, a partir disso vamos conseguir resolver o exercício com muita facilidade. É válido dizer que não existe teoria “melhor” ou “pior”, mas teorias muito válidas e reconhecidas pela comunidade científica que fizeram a história da química e tem uma importância enorme, tanto que as estudamos até hoje. Percebemos que cada uma trabalha com um conceito diferente em uma situação diferente, a depender do necessário, cada uma se adequará de uma forma melhor.

RESUMÃO!!!
-Arrhenius: ácido libera H+ e base libera OH- (ambos em solução aquosa)
-Brönsted-Lowry: ácido doa prótons e base recebe prótons. (Foco no PRÓTON).
-Lewis: ácido recebe o par de elétrons e base tem o par de elétrons sobrando para doar. (Foco no PAR DE ELÉTRONS).

RESPOSTA DO EXERCÍCIO.
(4) Base de Arrhenius = em água libera como único ânion hidroxila (OH-)
(3) Ácido de Lewis = espécies capazes de receber pares de elétrons
(5) Ácido de Brönsted-Lowry = podem doar prótons
(1) Ácido de Arrhenius = em água libera como único cátion H+
(6) Base de Lewis = espécies capazes de doar pares de elétrons.
(2) Base de Brönsted-Lowry = podem receber prótons.

5. A alternativa que apresenta uma base de Lewis é aquela que possui um par eletrônico sobrando para poder doar, entre essas alternativas, apenas a amônia (NH3) tem um par de elétrons sobrando. Coloquei uma foto da fórmula estrutural de Lewis para você da amônia (NH3). Como o nitrogênio está na família 5A ou grupo 15, significa que ele tem 5 elétrons na camada de valência, portanto, precisa de mais 3 elétrons para atingir o octeto (estabilidade). Ao se ligar com 3 átomos de H, ele atinge essa estabilidade e ainda resta o PAR DE ELÉTRONS, que pode vir a ser doado, ou seja, é uma BASE DE LEWIS. Repasta: letra c) NH3.

Todas as outras alternativas não apresentam átomos centrais com pares de elétrons sobrando.

Espero ter ajudado...

Bons estudos!!!!
Anexos:

Soudart01: amei sua explicação ❤
Perguntas similares