01 - No século XVII disputas religiosas (anglicanos x puritanos) e políticas (câmaras dos comuns x câmara dos lordes) provocaram uma guerra civil (1642-1649). Uma das transformações trazidas pela instauração da República puritana de Oliver Cromwell na Inglaterra foi o modo como o exército passou a ser pensado. Durante séculos os exércitos mantinham um formato determinado, com o New Model Army esse aspecto mudou. Indique a única alternativa que contenha corretamente as indicações de como funcionava esse novo modelo de exército. *
1 ponto
a) Apenas a nobreza podia fazer parte do exército. Até os dias atuais existem vários conflitos envolvendo a nobreza essa relação às crises com as Forças Armadas independente do país. O New Model Army é o nome dado a qualquer batalhão que se disponha a ser defensores de um Estado Laico.
b) Nas batalhas eram encarregadas crianças e mulheres devido a agilidade e a capacidade de raciocínio mais rápido e detalhado. Apesar de não possuírem muita força física, destacaram-se na Revolução Puritana. Durante a Revolução Gloriosa já contavam com um efetivo de cem mil mulheres e trinta mil crianças.
c) Apenas poderiam participar dos exercícios individuais católicos. Pois o New Model Army não aceitava nenhum adepto que fosse Protestante, ou seja, o soldado deveria apresentar, além da força física e habilidades militares, o atestado de profissão de fé católica.
d) Ocorria uma maior participação de populares no exército. Isso porque os soldados passaram a ser promovidos com base na competência e não mais por terem nascido em uma família de prestígio, ou seja, o critério de nascimento foi substituído pelo de merecimento.
02 - Após a morte de Oliver Cromwell, seu filho Richard assumiu o poder e teve que enfrentar revoltas dentro do New Model Army, entre elas a dos Niveladores e dos Cavadores. Esses grupos opositores foram se formando ao longo da Revolução Puritana (1642-1649). Aponte a única alternativa que contenha corretamente a ideia defendida pelo grupo dos Cavadores. *
1 ponto
a) Defendiam o fim da Câmara dos Lordes, todos os poderes à Câmara dos comuns e direito ao voto universal masculino, defendiam a separação entre a Igreja e o Estado, defendiam o fim do dízimo à Igreja e o absolutismo monárquico.
b) Defendiam a instauração da Câmara dos Lordes, em que apenas alguns dos poderes da Câmara dos comuns seriam aceitos, como por exemplo a junção entre a Igreja e o Estado, chamada de Teocracia, defendiam o fim do dízimo à Igreja e o absolutismo republicano.
c) Concordavam com os niveladores, mas eram mais radicais. Defendiam uma reforma agrária total na Inglaterra, inclusive nas terras da Igreja e do governo, além do retorno aos ideais de igualdade e fraternidade dos primeiros cristãos.
d) Discordavam dos niveladores, mas eram mais pacíficos. Defendiam uma venda das terras na Inglaterra, inclusive nas terras da Igreja e do governo, além do retorno aos ideais de igualdade e fraternidade dos primeiros cristãos, muito similar à implantação de uma política socialista .
Anônimo:
alguem
Respostas
respondido por:
19
Resposta:D e C
Explicação:CONFIA
respondido por:
7
Resposta:
1-D 2-C
Explicação:
confia ^^
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás