RECAPITULANDO - Os conceitos de Estado e de nação são comumente utilizados como sinônimos, mas na verdade, têm significados distintos. Estado representa o conjunto de instituições que controlam e administram, com soberania, determinado território. A nação refere-se às ideias de pertencimento e sentimento em comum compartilhados por um povo: cultura, hábitos, história, língua etc., ou seja, uma identidade própria.Dessa forma, é possível a existência de uma nação sem que ela tenha um território definido. Já o Estado-nação, por sua vez, é um conceito que alia as duas definições: é caracterizado por um território onde vive um povo com identidade em comum e cujo governo é soberano, podemos afirmar que o Brasil é um Estado-nação. *
Respostas
Resposta:
ta certo ueeeee???????
Explicação:
isso é uma pergunta?
Sim. É correto afirmar que o Brasil é um Estado-nação.
Na prática, isso ocorre porque o Brasil é um país soberano e reconhecido por organismos internacionais importantes (como a ONU). Desse modo, o Brasil é um Estado que possui soberania, povo e território.
A soberania do nosso país é reconhecida pela capacidade interna (dentro do país) de governar e de criar leis. Ainda, vale destacar que o Brasil também exerce soberania fora do nosso território, ou seja, em eventos internacionais importantes.
Sendo assim, podemos considerar que o Brasil é um Estado-nação conhecido em todo o mundo.
Aprenda mais sobre o tema Estado-nação em:
https://brainly.com.br/tarefa/21689343#:~:text=Verificado%20por%20especialistas,-3.0%2F5&text=Para%20que%20um%20Estado%20se%20constitua%20Na%C3%A7%C3%A3o%20%C3%A9%20necess%C3%A1rio%20ter,pode%20ser%20considerado%20uma%20na%C3%A7%C3%A3o.
Acredite em seu potencial!