Já na década de 1920, com o apoio fundamental de intelectuais modernistas que procuraram reconstituir as bases [...] da nacionalidade, as práticas afro-brasileiras começaram a ser discutidas, e passaram a constituir um referencial cultural do país. Ao final dos anos 30 a capoeira foi descriminalizada e passou de um extremo a outro, a ponto de ser defendida por historiadores e estudiosos como esporte nacional, considerada a verdadeira ginástica brasileira. A manifestação já foi apontada como esporte, luta e folguedo, e era praticada por diferentes grupos sociais, principalmente a partir do século XX.
Disponível em: . Acesso em: 2 mar. 2016. Fragmento.
De acordo com esse texto, a descriminalização da capoeira retrata um
fato que causou temor aos progressistas no país.
momento de desvalorização da sociedade.
movimento de apoio à população analfabeta.
processo de constituição da cidadania de um grupo.
Respostas
Resposta:
momento de desvalorização da sociedade.
Explicação:
- "processo de constituição da cidadania de um grupo".
A descriminalização da capoeira, nos anos 30, ocorreu após uma sequência de proibições a essa prática cultural, que já foi até considerada como um crime.
A preocupação dos progressistas do país, de acordo com o texto, referia-se a construção de identidade dos povos afro-brasileiros e a visão que o restante da sociedade teria das suas práticas culturais.
O que se evidencia no seguinte trecho: "reconstituir as bases [...] da nacionalidade, as práticas afro-brasileiras começaram a ser discutidas, e passaram a constituir um referencial cultural do país".
Portanto a preocupação dos modernistas era sobre a constituição da cidadania de um grupo.
Aprenda mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/28095697