• Matéria: História
  • Autor: mariaeduardacrpajjs2
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Por que os egípcios mumificavam e colocavam os corpos dos faraós em pirâmides? *
1 ponto
a) Com o objetivo de conservar o corpo do faraó para uma vida após a morte, como dizia a religião egípcia.
b) Com o propósito de conservar o corpo do faraó para futuras gerações estudarem Medicina.
c) Para que os egípcios pudessem transformar a pirâmide em um museu histórico.
d)Para que o corpo pudesse descansar em paz, pois os egípcios não acreditavam na vida após a morte.
“Quem construiu Tebas, a das sete portas? Nos livros vem o nome dos reis, mas foram os reis que transportaram as pedras? Babilônia, tantas vezes destruída, quem outras tantas a reconstruiu? Em que casas da Lima Dourada moravam seus obreiros?”
(Perguntas de um operário que lê. Bertold Brecht)
Heródoto de Halicarnasso, nascido no século V a.C., é comumente conhecido como “o Pai da História”. De acordo com o historiador François Hartog, Heródoto interessava-se, entre outras questões, pelas maravilhas e pelos monumentos considerados, muitas vezes, expressões da influência divina.
2. (UDESC 2017) Considerando os questionamentos de Bertold Brecht, assinale a alternativa que contém a melhor interpretação para a frase de Heródoto: “O Egito é uma dádiva do Nilo”. *
1 ponto
a) Permite constatar o desconhecimento de Heródoto no que diz respeito à Geografia, uma vez que os rios que atravessam o território egípcio são Tigre e Eufrates.
b) Representa um anacronismo pois, no século V a.C., quando proferida, o Egito era ainda colônia do grande Império Bizantino.
c) Atribui apenas à presença do Nilo o desenvolvimento do Egito, porém não considera a importância da presença humana, do trabalho empreendido na utilização do rio e dos benefícios naturais para o desenvolvimento da região.
d)Representa a profunda religiosidade do povo egípcio, o qual atribuía ao deus Nilo o desenvolvimento do Império, à época, no período pré-dinástico.


356403: man tebho
356403: man tenho a masma tarefa '-'
356403: mesma*

Respostas

respondido por: wayanadan30
111

Resposta:(1)A. (2)C

Explicação:FIZ NO CLASSRROM


mariaeduardacrpajjs2: certinho obgg
luanasantosguedes: certinho obrigadaa
Anônimo: dnda
Anônimo: nossa
respondido por: maarigibson
1

1) Os egípicios mumificavam e colocavam os corpos dos faraós em pirâmides para que fossem conservados para a vida após a morte (letra A).

A religião egípcia exercia influência sobre as mais diversas áreas da vida social no Egito, sendo politeísta com alguns dos deuses mais populares sendo Rá, Toth, Anúbis e Seth.

Eles acreditavam que o ser humano possuía duas almas, Ba e Ka. Para evitar a destruição do Ka após a morte, que seria necessário para fazer a travessia para o mundo espiritual, os cadáveres eram embalsamados e seus objetos guardados junto nos sarcófagos. Dizia-se que esses objetos seriam utilizados no plano espiritual.

2) A frase "O Egito é uma dádiva do Nilo" não considera os aspectos humanos no desenvolvimento dessa civilização (letra C).

A frase de Heródoto desconsidera toda a força humana que esteve por trás do desenvolvimento da civilização egípcia, como as tecnologias e conhecimento dos ciclos da natureza.

Claro que a presença do Rio Nilo e seus ciclos de cheia foram importantes para o desenvolvimento da agricultura e assentamento dessa civilização no delta do rio, porém existiu muita tecnologia envolvida para a expansão e consolidação do Egito.

Leia mais sobre em:

https://brainly.com.br/tarefa/6547008

Anexos:
Perguntas similares