Respostas
Resposta:
suor excessivo, tremor, sensação de falta de ar, náusea, tontura, dor no peito, calafrio e medo de morrer... Esses são alguns dos sintomas de quem está tendo um ataque de pânico, crise aguda de ansiedade com sensação intensa de medo que alcança seu pico em poucos minutos, durando, em média, de 10 a 15 minutos. “A maior parte das pessoas --cerca de 90% da população mundial -- irá experimentar, em algum momento da vida, um ataque de pânico, sem que isso seja diagnosticado como uma doença”,
Resposta: Para controlar um ataque de pânico ou as crises de ansiedade, é importante respirar profundamente, ir para um local onde a pessoa se sinta segura e, se possível, tomar um pouco de ar fresco, tentando sempre manter a calma. Além disso, é também muito importante não focar a atenção na ansiedade, desconforto, náusea, agitação e tremores que se possa estar sentindo.
Para superar um ataque de pânico, é importante conseguir controlar a ansiedade e não desesperar, sendo importante:
Procurar rapidamente um local onde a pessoa se sinta segura ou um local fresco e calmo;
Sentar onde possível ou ficar agachado;
Fechar os olhos, inspirar profundamente e expirar lentamente pela boca, repetindo isto durante alguns minutos;
Tentar manter a calma e o pensamento positivo, acreditando que os sintomas e desconforto vão passar rapidamente;
Tomar o remédio prescrito pelo médico para tratar os ataques de pânico.
Além disso, se a pessoa tiver alguém a quem possa dizer que está com um ataque de pânico, deve fazê-lo, pois essa pessoa poderá ajudar a acalmar e a lidar melhor com toda a situação.