A Revolução Francesa teve numerosos desdobramentos, possibilitando transformações políticas no Estado e na sociedade em vários países. Considerando os impactos sociais e políticos da Revolução Francesa, identifique as afirmativas corretas: I - O fim do Absolutismo e a instauração de Monarquias e Repúblicas constitucionais, especialmente na Europa. II - O fim da propriedade privada, como resultado direto dos ideais inscritos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de clara inspiração socialista. III - O fim da servidão e a afirmação da igualdade jurídica entre todos os cidadãos, independente da sua origem social. IV - O fortalecimento do domínio ideológico da Igreja e a consolidação da sua hegemonia nas questões de Estado. Estão corretas:
Respostas
Resposta:
1) O fim do Absolutismo e a instauração de Monarquias e Repúblicas constitucionais, especialmente na Europa.
Correto. Uma das principais consequências da Revolução Francesa foi a abertura para uma alternativa ao modelo absolutista.
2) O fim da propriedade privada, como resultado direto dos ideais inscritos na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, de clara inspiração socialista.
Falso. A propriedade privada, ao contrário de ser abolida, passou a ser pauta fundamental da vida em sociedade.
4) Uma base político-ideológica, a partir do jacobinismo, para os modernos movimentos de origem popular de contestação à ordem burguesa.
Correto. O jacobinismo e seu radicalismo transformou-se em parâmetro de cópia para os movimentos de esquerda e contestadores da ordem.
8) O fim da servidão e a afirmação da igualdade jurídica entre todos os cidadãos, independente da sua origem social.
Correto. A igualdade estava estabelecida, apesar de não ser seguida à risca.
16) O fortalecimento do domínio ideológico da Igreja, especialmente sobre o ensino, e a consolidação da sua hegemonia nas questões de Estado.
Falso. A Igreja perdeu espaço a medida em que a razão ocupou mais e mais espaço na vida social.
Espero ter ajudado!!!!
Resposta:
I - Correto
II - Falso
III - Correto
IV - Falso