5 – A grande revolta dos escravos romanos (bellum servile) foi comandada pelo gladiador Espártaco, originário da Trácia, (Bulgária), de 73 a 71 (...) Em geral escravos rebeldes e prisioneiros fortes e corpulentos eram destinados a breve vida de gladiador. (...) Suicídios, fugas e revoltas era comum entre esses desesperados.
(...) Após evoluir até o vale do pó, Espártaco pretendeu assaltar Roma, o coração da República. A pesar de vitorioso na batalha de Picenum, (...) evoluiu novamente com seus exércitos para o sul, a fim de sublevar a população escrava da Sicília. Em 71, traído pelos piratas do Mediterrâneo, não pode atravessar o estreito de Messina. Encurralados no Sul da Itália, Espártaco e seus homens foram finalmente vencidos pelos romanos.
(MAESTRI FILHO, p. 75-77, 2001)
Com base no texto, assinale a alternativa correta:
a) A revolta de Espártaco teve pouca duração devido à incapacidade de seus integrantes vencerem qualquer batalha contra os romanos.
b) Na Roma Antiga, a escravidão estava restrita a algumas regiões do império territorial, como a cidade de Roma (capital do império) e a região da Trácia; já na ilha da Sicília, ao Sul da península Itálica, não se usava o trabalho de escravos.
c) Sob o aspecto de movimentos sociais ocorridos na Roma Antiga, as revoltas de escravos nos oferecem poucas informações relevantes quanto à organização social de tal civilização pois o trabalho escravo não era predominante ali.
d) Ao penetrar a cidade de Roma, em 71 a. c., Espártaco e seus seguidores foram finalmente derrotados pelos exércitos romanos, não sem antes espalhar o terror e o medo entre os civis romanos.
e) As revolts de escravos na Roma Antiga, como a comandada por Espártaco, demonstra que nem todos os cativos aceitavam passivamente a condição de sujeição, implicando a organização social dos escravos descontentes e rebeldes.
Respostas
respondido por:
2
Resposta:
Letra "e"
Explicação:
Nem todos os espartano se sujeitavam a submissão.
micaelldoglasp5681v:
pode me ajudar em outra questão?
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás