Respostas
Resposta:
As propriedades gerais são aquelas comuns a todos os materiais, independentemente da sua composição.
São elas: massa, extensão, inércia, impenetrabilidade, divisibilidade, compressibilidade, elasticidade, indestrutibilidade e descontinuidade.
Lembre-se que matéria é tudo aquilo que tem massa, ocupa um lugar no espaço, e é formado por pequenas partículas (átomos e moléculas).
Explicação passo-a-passo:
Massa — É uma grandeza invariável que representa a quantidade de matéria presente em um corpo. Independentemente de onde esteja o material, sua massa sempre será a mesma.
Vale lembrar que massa é diferente de peso, pois o peso é uma grandeza vetorial (possui módulo, direção e sentido), que resulta da multiplicação entre a massa de um corpo e a aceleração da gravidade exercida sobre ele.
Extensão — Corresponde à capacidade que um corpo tem de ocupar um lugar no espaço, em qualquer estado físico, que é medida pelo volume.
Inércia — O princípio da inércia indica que se um corpo estiver em repouso ou se movimentando em linha reta, ele tem a tendência de se manter nesse estado até que uma força aja sobre ele.
Impenetrabilidade — Dois corpos não podem ocupar o mesmo lugar no espaço ao mesmo tempo.
Divisibilidade — A divisibilidade da matéria permite que o objeto, mesmo ao ser fracionado em pequenas partes, mantenha as suas propriedades.
Compressibilidade — Ao aplicarmos uma força, ou seja, exercermos uma pressão sobre a matéria, é possível reduzir o seu volume.
Elasticidade — Uma força aplicada ao material gera uma deformação, mas após cessada a força, o material tem a capacidade de voltar ao seu estado inicial.