• Matéria: História
  • Autor: vtcosta
  • Perguntado 9 anos atrás

Qual a posição da aristocracia francesa diante das reformas anunciadas anunciadas por Luís XVI e qual a importância disso para o início da Revolução ?

Respostas

respondido por: RaíSilva
437
A aristocracia (alto clero e nobreza) permanecia intransigente, sem levar em conta a gravidade da crise financeira francesa: queria manter seus privilégios a todo o custo (ex.: altos cargos e pensões do Estado, manter a servidão). E ao propor ao rei a convocação da Assembleia dos Estados Gerais (maio de 1789), esperavam vencer (o voto era por ordem social, e não individual, dando sempre o resultado de 2X1) e impor ao 3º Estado (burguesia e povo) ainda mais impostos. É claro que isso foi um verdadeiro suicídio político da aristocracia, que subestimou a força do povo e este deu início a Revolução Francesa.
respondido por: EduardoPLopes
128

A posição da aristocracia francesa diante das reformas anunciadas por Luís XVI foi resistir a elas, de modo a impedir a reforma da sociedade francesa de então.

Com isto, os problemas estruturais da sociedade francesa  - os nobres e o clero, por exemplo, não pagavam impostos, e havia pouquíssimas oportunidades para que os camponeses tivessem ascensão social - não foram solucionados, o que fez com que a população ficasse, cada dia mais, mais e mais revoltada com a situação política.

Isto fez com que os "partidos revolucionários" - iluministas - franceses ganhassem cada vez mais adesão, até que a revolução estourou e em 1789 o Absolutismo Francês foi derrubado pelas massas populares e pela burguesia nacional.

Mais sobre a Revolução Francesa em:

https://brainly.com.br/tarefa/9294591

Anexos:
Perguntas similares