• Matéria: História
  • Autor: matheus08pdm08
  • Perguntado 4 anos atrás

1. Leia o texto e assinale a alternativa correta.

“A carestia do indispensável à subsistência do povo trabalhador tinha como aliada a insuficiência dos ganhos; a possibilidade normal de legítimas reivindicações de indispensáveis melhorias de situação esbarrava com a sistemática reação policial; as organizações dos trabalhadores eram constantemente assaltadas e impedidas de funcionar; os postos policiais superlotavam-se de operários, cujas residências eram invadidas e devassadas, qualquer tentativa de reunião de trabalhadores provocava a intervenção brutal da polícia (...) O ambiente operário era de incertezas, de sobressaltos e angústias. A situação tornava-se insustentável. ”

Relato de Edgar Leuenroth no jornal Estado de São Paulo, em que o autor justifica a sua participação no movimento grevista de 1917. Assinale a alternativa INCORRETA.

a. Os trabalhadores reagiram em massa às péssimas condições de trabalho durante a Primeira República.

b. Os operários brasileiros foram fortemente influenciados pelos ideais anarquistas vindos da Itália, em razão da grande presença de operários imigrantes italianos e, em seguida, abraçaram, aos poucos, as ideias comunistas, o que explica a fundação do Partido Comunista Brasileiro em 1922.

c. Os operários brasileiros, durante a greve de 17, reivindicaram a jornada de trabalho de 8 horas e a proibição do trabalho infantil.

d. O movimento operário brasileiro reivindicou desde o começo muitas regalias e luxos. Suas condições de trabalho e seus salários já eram razoavelmente bons. A grande greve de 17 foi, nesse sentido, uma tentativa dos comunistas de tomar o poder no Brasil e não um movimento legítimo dos trabalhadores.


PFV , ME AJUDEM URGENTE

Respostas

respondido por: bieldossantos085
4

Alternativa C. Os operários brasileiros, durante a greve de 17, reivindicaram a jornada de trabalho de 8 horas e a proibição do trabalho infantil. (ESTA CORRETA)

Perguntas similares