Respostas
Resposta:
Cavalhadas:
Europa:
→ Século VIIai d.C Carlos Magno (que era cristão) lutou bravamente contra os sarracenos (islâmico) e perdeu. Porém, seus trovadores (os cantores e compositores da época) criaram canções que exaltavam sua bravura, o que fez com que o povo fosse contra os exércitos islâmicos. Conhecidos como mouros. Foram quase 800 anos de ocupação moura por quase toda a península. Os reis que resistiram a este avanço (tecnológico) refugiaram ao norte da península e mantiveram intacta sua cultura, vindo deles a iniciativa de expulsão da soberania moura na Península Ibérica.
No Brasil:
No Brasil esta representação dramática foi introduzida, sob autorização da Coroa, pelos jesuítas com o objetivo de catequizar os gentios e escravos africanos, mostrando nisto o poder da fé cristã.
" Introduzida em Pirenópolis em 1826, pelo Padre Manuel Amâncio da Luz, como um espetáculo chamado de "O Batalhão de Carlos Magno". Pirenópolis manteve forte esta tradição, uma porque os primeiros colonizadores desta antiga cidade mineradora eram, em sua maioria, portugueses oriundos do norte de Portugal, local onde mais se resistiu à invasão moura, outra porque o caráter centralizador da população dominante viu com bons olhos o efeito separatista entre as classes sociais. Porém o que mais motiva a população a manter viva a infindável rixa entre mulçumanos e cristão é a beleza do espetáculo e o prazer pela montaria."
Em Portugal:
Instituídas pela rainha Isabel, de motivada por novos conflitos religiosos, as cavalhadas representam a luta entre os cavaleiros vestidos de azul (cristãos) ou vermelho (mouros), armados de lanças e espadas.esolveu instituí-la como uma festividade, aos modos de uma representação dramática, quase que como um jogo de xadrez.
Os principais personagens das cavalhadas são: rei, príncipe, cavaleiro mouro, princesa, embaixador e general.
No final, os cristãos vencem os mouros, que se convertem ao cristianismo.
-----
Fonte bibliografica: pirenopolis.tur.br /cultura /folclore /festa-do-divino /cavalhadas