Respostas
Resposta:
A escala, em cartografia, é a relação matemática entre as dimensões do objeto no real e a fonte. A menor representação cartográfica - escalar é o ponto. Considerado no valor de 0,2 mm. Esse valor tem sua representação no objeto real.
Explicação:
Resposta:
Oi, Rickelmy.
O principal objetivo da escala em um mapa é retratar o tamanho do mapa em comparação com a área do mundo real mostrada no mapa.
Existem três tipos principais de escala em um mapa.
1 - O primeiro é a escala gráfica, que é uma linha desenhada na margem do mapa com as distâncias marcadas. Portanto, pode ter um O de um lado e algum número em km do outro lado e você conhece a distância no mapa.
2 - O segundo é a fração representativa que pode ter a seguinte aparência:
1: 1.000.000
Isso significa que 1 unidade no mapa é igual a 1 milhão de unidades no mundo real (mesmas unidades em cada lado).
Então, se você tivesse um mapa da sala em que está desenhado em uma folha de papel com a metade do tamanho da sala, a escala desse mapa seria 1: 2.
Mas, digamos que o mapa do mesmo tamanho de Minas Gerais pode ser 1: 1.000.000 porque seriam necessários tantos mapas (um milhão) dimensionalmente para obter o tamanho de Minas Gerais real. Portanto, um mapa do mundo inteiro em uma página de um atlas pode ser
1: 100.000.000 (pequena escala), enquanto um mapa de sua vizinhança pode ser 1: 5.000 (grande escala).
3 - O terceiro é a declaração verbal que explica a escala. Então, pode ser assim:
1 polegada = 482 km
Conclusão:
Existem outras formas de retratar a escala, mas essas são as mais comuns, e numa época em que tudo é digital e GPS, a primeira, a escala gráfica, é a melhor porque desde que a escala seja ampliada ou reduzida junto com o mapa , sempre será preciso.
Uma fração representativa mudará toda vez que alguém mudar a escala do mapa, então eles são uma espécie de passado desde a época em que a maioria dos mapas eram impressos.
Tenha um ótimo dia!