Segundo o Conselho Federal de Medicina (Resolução CFM nº 1451/95), “define-se por urgência a ocorrência imprevista de agravo à saúde com ou sem risco potencial de vida, cujo portador necessita de assistência médica imediata”. Já o conceito de emergência é entendido como “a constatação médica de condições de agravo à saúde que impliquem em risco iminente de vida ou sofrimento intenso, exigindo, portanto, tratamento médico imediato”. Sobre o cuidado emergencial, é verdadeiro o que se afirma em: I - Pode ser definido como o cuidado episódico ministrado ao paciente que solicita atendimento. II - Deve-se realizar uma avaliação inicial rápida para identificar os problemas com risco de vida (via aérea, respiração). III - Os pacientes que apresentam condições como: choque, parada cardíaca e eclampsia devem receber um atendimento de urgência. IV - Pacientes estabilizados, mas com quadro clínico que exige intervenções médicas em algumas horas, devem receber um atendimento de emergência. Escolha uma: a. Afirmativa I e II. b. Apenas IV. c. Apenas II. d. Afirmativa I e III. e. Afirmativa II e IV.
Respostas
Resposta:
Explicação:
Levando em consideração o conceito de emergência do Conselho Federal de Medicina, o cuidado emergencial que se deve-se abordar é o que consta na alternativa c.
Tanto os serviços de atendimento de urgência como os de emergência desempenham um papel específico no apoio aos pacientes para que recebam os cuidados certos, pela pessoa certa, o mais rápido possível. Portanto, é importante entender a diferença entre o atendimento de urgência e o de emergência;
Urgência: Doenças ou acidentes com risco de vida que requerem tratamento imediato e intensivo. Os serviços que devem ser acessados em uma emergência incluem ambulância e hospitais de emergência.
Emergência: Uma doença ou ferimento que requer atenção urgente mas não é uma situação de risco de vida.
Questão similar no Brainly:
https://brainly.com.br/tarefa/28009410
Quaisquer dúvidas, deixe nos comentários.
Bons estudos :)