• Matéria: História
  • Autor: silas44y
  • Perguntado 5 anos atrás

Em 1455, o papa Nicolau V concedeu a Afonso V, entre outros direitos, o de reduzir à escravatura perpétua os habitantes de todos os territórios africanos a sul do Cabo Bojador. A Dum Diversas é uma bula papal dirigida a D. Afonso V de Portugal e publicada em 18 de junho de 1452 pelo Papa Nicolau V. Através desta Bula, o Papa afirma: […] nós lhe concedemos, por estes presentes documentos, com nossa Autoridade Apostólica, plena e livre permissão de invadir, buscar, capturar e subjugar os sarracenos e pagãos e quaisquer outros incrédulos e inimigos de Cristo, onde quer que estejam, como também seus reinos, ducados, condados, principados e outras propriedades […] e reduzir suas pessoas à perpétua escravidão [...]. GELEDES. 1452-55: quando Portugal e a Igreja Católica se uniram para reduzir [praticamente] todos os africanos à escravatura perpétua. 2009. Disponível em: . Acesso em: 10 jan. 2020. Fragmento.

Respostas

respondido por: Duda15933
20

Resposta:

Letra-A

Explicação:

Discurso religioso

respondido por: hadrian30
1

Resposta: A

Explicação:

O texto destaca que a escravidão negra foi construída através de um discurso religioso. Portanto, é correta a alternativa A.

Na época da chegada dos portugueses ao Brasil a Igreja Católica inicia seu trabalho de genocídio cultural por meio da catequização dos povos originários que aqui viviam.

O costume de olhar as crenças do outro com desprezo levava os cristãos a classificarem como sem alma aqueles que não partilhavam das mesmas crenças. Dada a relação mutualística existente entre a Igreja e os monarcas da época, tais crenças foram usadas para legitimar as violações aos outros povos.

Vale lembrar que além de capturados, torturados e trazidos ao Brasil para serem escravizados, os negros traficados eram também proibidos de proferirem sua fé nos cativeiros. Para burlar essas regras os povos escravizados usavam do sincretismo religioso

Perguntas similares