• Matéria: Português
  • Autor: gsrhobert
  • Perguntado 5 anos atrás

que argumentos sobre interculturalidade são refutados pela autora?qual ou quais palavras marcam essa refutação?

o texto: "Índio com roupa e celular não é mais índio"

Esse equívoco está relacionado à ideia (também errada) de que existe “índio puro” e “índio aculturado” ou pior, “ex-índio”. É tão absurdo quanto pensar que um imigrante japonês perdeu sua ascendência étnica porque substituiu o hashi (pauzinhos) pelo garfo e faca. Da mesma maneira, se você vestir um cocar Kaiapó.
Cultura não é uma coisa estática, impenetrável e congelada no tempo. A cultura está em constante transformação, se inter-relacionando com o ambiente, as circunstâncias, outras culturas e consigo mesma. Cultura não é algo que se perde, é algo que se transforma constantemente.
Nós não falamos mais o português de Machado de Assis. Não somente a língua, mas também costumes, valores, moda, hábitos alimentares, interesses e até a nossa percepção de tempo e distância são muito diferentes da época de Machado de Assis.
Nossa cultura mudou, estamos sempre incorporando elementos de outras culturas e achamos isso natural.
No entanto, muitos se surpreendem quando vêm um índio de jeans e usando um computador achando que ele não é mais “índio de verdade”. A tecnologia moderna tem sido uma aliada para o registro, a preservação e a divulgação da cultura indígena. Os povos se influenciam mutuamente. O resultado da relação entre culturas, da troca que se dá entre elas se chama interculturalidade.
A interculturalidade não é apenas a mera transferência de elementos de uma cultura para outra. É uma construção conjunta de novos significados, [pelos quais] novas realidades são construídas sem que isso implique abandono das próprias tradições.
As populações indígenas têm o direito de entrar em contato com outras culturas e tomar emprestado aquilo que pode lhes servir para viver melhor, se comunicar melhor e isso inclui tecnologia, língua, trajes, veículos etc. O problema é que, historicamente, não foi dado aos indígenas a liberdade de escolha. O colonizador impôs sua cultura, religião e língua às populações indígenas. As relações foram assimétricas (e abusivas) em termos de poder não deixando margem para a escolha.

Respostas

respondido por: MeninaAleatoria00
1

Resposta:

Eu observei que o argumento desse texto é sobre a comudidade indígena hoje em dia que está moderna as palavras que demonstram esse argumento são "equívoco" "ex índio" "Índio aculturado" entre outras

Perguntas similares