Um paciente é diagnosticado com tumor ósseo, sendo este o foco secundário de um tumor primário que já estava sendo tratado. Este caso trata-se de metástase, que é a disseminação das células neoplásicas malignas para outros órgãos, com crescimento a distância, sem continuidade com o tumor primário. Com base em seus estudos, assinale a resposta que define corretamente as vias da metástase.
Respostas
Hematogenica e fantática
Metástase é o aumento do foco tumoral longe do tumor original, decorrente da propagação do câncer para outros órgãos, ou seja, quando o câncer começa a se espalhar pelo organismo.
Como as metástases se desenvolvem
Quando as células cancerígenas se desprendem do tumor primário e entram na corrente sanguínea ou no sistema linfático a metástase é desenvolvida, podendo circular pelo organismo inteiro e se estabelecer em outros órgãos.
Após se espalhar pelo corpo, longe do local de origem da doença, esse novo tumor é chamado de metastático.
Por exemplo: um paciente diagnosticado com câncer de pulmão (local primário) que algum tempo depois descobre um nódulo na glândula tireóide, deve fazer uma biópsia para que o médico responsável conheça sua origem.
Se a biópsia mostrar células compatíveis com câncer de origem pulmonar (após utilizar diversas técnicas de análise), o paciente certamente estará com um câncer metastático e não um câncer originário da glândula tireóide. Este nódulo canceroso metastático na glândula tireóide é constituído por células cancerígenas do pulmão.
Saiba mais sobre câncer em https://brainly.com.br/tarefa/4697326
#SPJ1