• Matéria: Artes
  • Autor: anafariass01
  • Perguntado 4 anos atrás

⚠️ME AJUDEM, EU DOU 14 PONTOS E MARCO COMO A MELHOR RESPOSTA!

Na aula passada continuamos o conhecimento do que seria o período da música medieval.

Hoje, vamos falar de um estilo de música muito utilizado na época, chamado cantochão. Copie em seu caderno:

Como dito em aulas passadas, nós vamos estudar através das diversas formas de registro musical. Assim, temos no cantochão como a música mais antiga já registrada. Era uma música tocada tanto na igreja quanto fora da igreja. Essa música é feita só com melodias, como se tivesse apenas só o cantor. Esse cantor cantava livremente e de forma suave, calmo. Esse cantor seguia as palavras do texto da música. Essa música também era feita com corais, ou seja, várias vozes juntas. Ainda hoje se pode ouvir esse estilo de música em igrejas antigas.

A pós o cantochão, onde existia apenas uma melodia (um cantor, por exemplo, ou vários cantores fazendo a mesma coisa). Surge o Organum paralelo. Essa ideia de música surge com a tentativa de ter mais uma “voz” na música, como se tivesse dois cantores fazendo coisas diferentes na música. Lembra muito as duplas sertanejas como Zezé de Camargo e Luciano, por exemplo.

Para hoje, você precisa revisar o conteúdo trabalhado nessas aulas e criar um pequeno texto baseado nesse conteúdo. Quando terminar me enviar essa redação. Essa atividade vale uma nota para o primeiro bimestre.

Respostas

respondido por: luyzasouzarosa
1
Música medieval é o termo dado à música típica do período da Idade Média, na história da música ocidental europeia. Geralmente considera-se que esse período tem início com a queda do Império Romano, terminando aproximadamente em meados do século XV.
Perguntas similares