Pague com garrafa PET
Em Pequim, é possível comprar passagem de trem ou recarregar o celular depositando em uma máquina uma porção de garrafas PET. Espalhados em 34 localidades, os equipamentos escaneiam e calculam o peso das embalagens, gerando um valor a ser convertido por passagem ou recarga — o usuário decide. A empresa responsável pelas máquinas, a Incom, recicla mais de 15 mil toneladas de garrafas PET por ano.
O termo que mantém a coesão textual por meio da catáfora é observado em
a) "Pequim", pois indica onde o texto seguinte se ambienta.
b) "passagem", pois explica o termo “recarga” posto em seguida.
c) "espalhados", pois aponta para “equipamentos” dito logo depois.
d) "máquinas", pois alude à empresa "Incom" mencionada na sequência.
e) "porção", pois completa a expressão “de garrafas PET” escrita na sequência.
Respostas
Resposta:
c) "espalhados", pois aponta para “equipamentos” dito logo depois.
O termo que mantém a coesão textual por meio da catáfora é observado na letra C) "espalhados", pois aponta para “equipamentos” dito logo depois.
O que é coesão textual?
Podemos dizer que a coesão textual é a conexão e harmonia entre todos os elementos presentes no texto, de modo que este apresente sentido completo. Para que as ideias estejam harmônicas dentro de um texto, é necessário que estejam presentes conjunções, preposições, advérbios ou locuções adverbiais.
No caso do trecho apresentado, o que mantém a coesão textual por meio da catáfora é a palavra "espalhados", já que ele se refere a uma outra palavra que virá logo em seguida, que é "equipamentos". Assim, o texto permanece com sentido completo.
Veja mais sobre coesão textual:
https://brainly.com.br/tarefa/20719588
#SPJ2