O envelhecimento da população brasileira já começou e irá aumentar nas próximas décadas.
É correto afirmar que:
A) o fenômeno do envelhecimento da população é algo raro e exclusivo do Brasil, como outras contradições do país.
B) o envelhecimento da população provoca a escassez de oportunidades para consumir.
C) o envelhecimento da população trará oportunidades específicas e restritas para a área de saúde e cuidados de idosos.
D) o envelhecimento da população brasileira trará menos oportunidades de geração de renda.
E) o envelhecimento da população demonstra diferenças das gerações passadas; essa população vivencia a idade gerando novas formas de consumo.
Respostas
Resposta: E.
o envelhecimento da população demonstra diferenças das gerações passadas; essa população vivencia a idade gerando novas formas de consumo.
Explicação: Por que esta resposta é a correta?
O envelhecimento da população é uma realidade. A população brasileira, a exemplo do que já aconteceu em outros países, está quantitativamente performando faixas etárias mais elevadas em relação a faixas mais jovens. Acompanhando tal evolução, pode-se compreender o potencial das relações de consumo para as pessoas de maior idade. Além do fato em si, é importante ressignificar o que essas pessoas estarão necessitando e desejando em seu dia a dia. Um cenário sem igual na história, em que, ao mesmo tempo que a população envelhece, também aumenta a expectativa de vida ao nascer (cerca de 1,2 ano/década): de 73,83 anos ao nascer, em 2010, para 81,04, em 2060, segundo o IBGE. Isso reflete um cenário com faixas de tamanhos similares na década de 2060.
Comprova-se o destaque da presença dos grupos de mais idade na pesquisa do Euromonitor International (2019), apud Dearo (2019): “Pessoas mais velhas querem se sentir e agir como mais novas – e ser tratadas como tal”. São os “agnósticos da idade”, pessoas que não acreditam que envelhecer é sinônimo de piora de cenários. Estão, na verdade, experimentando uma possibilidade que as gerações que as antecederam não tiveram, e por isso essa população tem outra forma de vivenciar a idade. Não farão as mesmas coisas que as pessoas de outras gerações, não se contentam com a visão passiva do envelhecer.
Resposta:
E. o envelhecimento da população demonstra diferenças das gerações passadas; essa população vivencia a idade gerando novas formas de consumo.
Explicação:
O envelhecimento da população é uma realidade. A população brasileira, a exemplo do que já aconteceu em outros países, está quantitativamente performando faixas etárias mais elevadas em relação a faixas mais jovens. Acompanhando tal evolução, pode-se compreender o potencial das relações de consumo para as pessoas de maior idade. Além do fato em si, é importante ressignificar o que essas pessoas estarão necessitando e desejando em seu dia a dia. Um cenário sem igual na história, em que, ao mesmo tempo que a população envelhece, também aumenta a expectativa de vida ao nascer (cerca de 1,2 ano/década): de 73,83 anos ao nascer, em 2010, para 81,04, em 2060, segundo o IBGE. Isso reflete um cenário com faixas de tamanhos similares na década de 2060.Comprova-se o destaque da presença dos grupos de mais idade na pesquisa do Euromonitor International (2019), apud Dearo (2019): “Pessoas mais velhas querem se sentir e agir como mais novas – e ser tratadas como tal”. São os “agnósticos da idade”, pessoas que não acreditam que envelhecer é sinônimo de piora de cenários. Estão, na verdade, experimentando uma possibilidade que as gerações que as antecederam não tiveram, e por isso essa população tem outra forma de vivenciar a idade. Não farão as mesmas coisas que as pessoas de outras gerações, não se contentam com a visão passiva do envelhecer.