A mitologia grega foi registrada por escrito pelos poetas Hesíodo, autor das obras 'O trabalho' e 'Os Dias e Teogonia', e Homero, autor das obras 'Ilíada' e 'Odisseia
Com base em seus conhecimentos sobre a contribuição da mitologia para o surgimento da filosofia, selecione a única alternativa correta:Leitura Avançada
(10 Pontos)
a) Antes, os mitos já representavam uma tentativa de explicar os fenômenos naturais e as condutas humanas.
b) Os mitos são considerados argumentações científicas, pois contribuíram diretamente para o surgimento da filosofia.
c)Os mitos não contribuíram com o surgimento da filosofia, visto que não passam de histórias infundadas.
d)As argumentações mitológicas serviam apenas para entreter as pessoas, ou seja, não auxiliaram na busca dos primeiros questionamentos sobre a existência humana.
e)Antes, os mitos já buscavam explicar a origem humana de forma filosófica, ou seja, com argumentações exclusivamente racionais.
Respostas
Resposta:
a) antes, os mitos já representavam uma tentativa de explicar os fenômenos naturais e as condutas humanas.
Explicação:
A alternativa a é correta; uma vez que alguns teóricos, Pierre grimal, JP Vernant, entre outros, descrevem a tese do milagre grego, a qual sustenta que há uma continuidade do mito na Filosofia, não há uma ruptura, como defendem alguns teóricos positivistas.
O mito tem a característica oral, mágica, não-lógica, mas também uma forma de explicação dos fenômenos e ações humanas, que será racionalizada filosoficamente pelos humanos.
Platão mesmo em seus diálogos recorre aos mitos para exposição de suas ideias, tais como em O banquete, quando trata do amor, o mito do anel de Giges, ao tratar da justiça em A República; O mito ou alegoria da caverna, com o tema do conhecimento e da política; o mito de Prometeu e Epimeteu, dos nascidos da terra, entre outros.