pessoal!!!!!! preciso urgentemente de uma narrativa curta sobre a história da Bíblia é para entregar amanhã preciso muito urgente!!!!!! serei mto grato
Respostas
A historicidade, os ensinamentos e a natureza de Jesus estão atualmente em debate entre os estudiosos bíblicos. A “Busca do Jesus histórico” começou no século XVIII, e continua até nossos dias. Os estudos recentes mais importantes vieram na década de 1980 e 1990, com o trabalho de J.D. Crossan, James D.G. Dunni, John P. Meier, E.P. Sanders e N.T. Wrigh testando entre os autores mais lidos e discutidos. Os textos mais antigos referentes a Jesus, as epístolas de Paulo, são normalmente datados da década de 50 do século I. Como Paulo fala muito pouco da vida de Jesus e de suas atividades, essas são de pouca ajuda na determinação de fatos sobre a trajetória de Jesus, embora possam conter referências importantes dadas a Paulo por testemunhas de Jesus. A descoberta dos Manuscritos do Mar Morto iluminaram o contexto da Palestina do primeiro século, apresentando uma diversidade de crenças judaicas e de expectativas e ensinamentos. Por exemplo, a expectativa da vinda do messias, as beatitudes do Sermão da Montanha e muito mais do movimento cristão antigo são encontrados como traços característicos do judaísmo dessa época. Isso teve o efeito de centrar o cristianismo primitivo muito mais em suas raízes judaicas do que até então se tinha feito. É atualmente reconhecido que o cristianismo primitivo e o judaísmo rabínico são apenas duas das várias vertentes que sobreviveram à revolta judaica de 66 para 70 d.C.
As fontes escritas sobre Jesus são poucas e tardias. A natureza dos relatos evangélicos ainda é debatida pelos estudiosos. Muitos historiadores, por exemplo, apontaram que o Evangelho segundo Marcos mostra sinais de falta de conhecimento geográfico, político e religioso acerca da Palestina na época de Jesus. Portanto, a opinião mais comum hoje é a de que o autor é desconhecido e em distância geográfica e histórica dos eventos narrados, embora Craig Blomberg adote uma postura mista. O uso de expressões que podem ser descritas como desajeitadas e rústicas fazem o evangelho de Marcos parecer um pouco iletrado e mesmo cru. Os autores de Mateus e Lucas provavelmente construíram seu relato sobre o de Marcos.