Quais fatores levam a uma maior taxa de desemprego entre as mulheres negras no Brasil? Responda levando em consideração elementos históricos, culturais, sociais e econômicos.
Respostas
Resposta:
"Todas as nossas raízes históricas colocaram sempre as nossas mulheres numa posição subalterna e os negros numa posição servil", disse à AFP a pesquisadora Natalia Fontoura, coautora do estudo.
"Juntando tudo isso, temos o quadro do Brasil hoje: a herança histórica com uma falta de políticas de igualdade, de inserção", acrescentou.
Um dos capítulos que melhor expressa as diferenças de raça e gênero é o do mercado de trabalho, onde o estudo identificou "uma hierarquia estanque, na qual o topo é ocupado pelos homens brancos e a base pelas mulheres negras".
Durante este período, a participação das mulheres no mercado de trabalho variou entre 54%-55% da população em idade ativa (16 a 59 anos), enquanto a porcentagem de homens chegou a 85%, caindo para 78% no último ano do estudo, em plena crise econômica.
A desigualdade está "sobretudo no mercado de trabalho, mas atinge outros campos, problemas que não aparecem na pesquisa, como a presença das mulheres na política, a violência doméstica", explicou Fontoura.
Na área da escolaridade os contrastes também são evidentes.
Explicação retirada do site; www.em