Respostas
"Não somente na atualidade as fases da Lua passaram a ser relacionadas à momentos propícios para cortar os cabelos, para a pescaria ou a realização de tarefas cotidianas; essa cultura data desde o período paleolítico, onde comunidades de humanos utilizavam-se da época de lua cheia para dar início ao período de caça, devido à boa luminosidade que a fase proporcionava.
Além do fator facilitador, as fases da Lua também passaram a adquirir um significado muito importante sobre a marcação de intervalos de tempo, festas e rituais. Através dessa metodologia abraçada pelo padrão observado da Lua, calendários lunares passaram a ser largamente utilizados durante a Antiguidade, principalmente entre os povos egípcios e babilônicos.
Ainda em seu aspecto cultural, a Lua recebeu a atribuição à diversas divindades em muitas civilizações distintas, como a grega, romana e até mesmo a tupi-guarani, onde o satélite era representado pela deusa Jaci. Mesmo que não houvesse associação em outras culturas, a crença em torno das fases da Lua envolviam frequentemente ciclos como o de fartura e miséria, vida e morte.
Atualmente ainda utilizam-se as fases da Lua como forma de influência para épocas de plantio, de colheita, além da propensão para gestação e previsão de parto – associando o ciclo lunar ao menstrual."