Respostas
Resposta:
O título da música é "Eu nasci há dez mil anos atrás". Ao relacionarmos isso com a frase da questão, entende-se que o eu lírico presente na música diz que, por estar há tanto tempo por aqui, ele já viu de tudo, até as coisas mais absurdas como essa inversão de papéis, pois não são as velas que se acendem para o Papa e sim, o Papa que acende as velas.
O personagem narrado na música, um velho músico de rua, já viveu muito, e presenciou diversos fatos históricos, na frase "Eu vi as velas se acenderem para o Papa", existe um trocadilho e uma história fictícia, nela inverteram-se até os papéis, o personagem viu as velas se acenderem para o Papa (sendo que ritualmente é o Papa quem acende as velas). Como já diz o nome da canção, "Eu nasci há dez mil anos atrás, e não tem nada nesse mundo que eu não saiba demais". Na canção, o músico narra eventos da história da humanidade reais e fictícios.
Outros trechos da música que narram fatos históricos:
- "Eu vi cristo ser crucificado"
- "Eu vi as bruxas pegando fogo pra pagar os seus pecados"
- "Vi Móises cruzar o mar vermelho"
- "Eu vi Zumbi fugir com os negros pra floresta, pro Quilombo dos Palmares"
- "Eu vi o sangue que corria da montanha, quando Hitler chamou toda a Alemanha"
Portanto, é correto afirmar que na canção, Raul Seixas, informa que o músico nasceu "há dez mil anos atrás" e já vivenciou diversos eventos históricos da humanidade.
Aqui é possível observar mais uma análise de outra música de Raul Seixas, "Tente outra vez" :
https://brainly.com.br/tarefa/24787541