Leia o texto. Os vândalos arrasaram as Gálias, atacaram a Espanha e se dirigiram ao norte da África, conquistando Cartago. Deste porto, se dedicaram à pirataria, assolando todo o Mediterrâneo Ocidental. Os visigodos retiraram-se da Itália e foram para o oeste. Estabeleceram o seu governo no sul da região, em quase toda a Hispânia (Península Ibérica). Os francos se deslocaram para o norte das Gálias. Durante o governo de Clóvis (dinastia merovíngia), adotaram o cristianismo tradicional. Os saxões, aliados dos anglos e dos jutos, se instalaram na Bretanha.CARLAN. Claudio Umpierre. As invasões germânicas e o império romano: conflitos e identidades no baixo império. História: Questões & Debates, Curitiba, n. 48/49, p. 137-146, 2008. EditoraUFPR .5) (C1201) Considerando os fatores que contribuíram para a destruição do Império Romano, pode-se afirmar que: *
a) a pouca importância dada pelos romanos à questão religiosa, sendo que a fé animista aos poucos se tornou a religião mais predominante.
b) o desentendimento constante dos senadores romanos quanto às questões de ordem política e econômica, gerando instabilidade.
c) o problema econômico gerado pela ausência de escravos que prejudicou a produtividade romana e aumentou o custo de vida.
d) o problema econômico gerado pela degradação das técnicas agrícolas tradicionais do império, aumentando a fome e a desigualdade.
e) a mudança climática na região, com aumento do frio e decorrente diminuição das terras agricultáveis, causando diminuição da produtividade.
Respostas
respondido por:
20
Resposta:b
Explicação:
Tô fazendo a prova
thaynars370:
Meu fi, vc tá fazendo a prova, nao significa que está certa. Mds
respondido por:
18
Resposta:
c) o problema econômico gerado pela ausência de escravos que prejudicou a produtividade romana e aumentou o custo de vida.
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás