Entre o final do século XIX e meados do século XX, a exclusão social, a desigual distribuição de terras e de recursos e a falta de oportunidades de emprego crescente na Região Nordeste dificultaram a sobrevivência de muitos homens e mulheres. Por esses e outros motivos, essas pessoas passaram a praticar roubos em grupos sob o argumento de busca por uma justiça social.
O movimento descrito ficou conhecido como:
Respostas
Resposta:
movimento do cangaço
Explicação: fiz a eureka
Resposta:
Movimento do Cangaço
Explicação:
a) Incorreta. A Revolta da Chibata aconteceu na Região Sudeste, no Rio de Janeiro, em 1910. Foi uma revolta de marinheiros e não está relacionada ao banditismo social.
b) Incorreta. A Guerra de Canudos aconteceu ainda no final do século XIX e o arraial foi exterminado antes do início do século XX. Trata-se de um movimento messiânico em torno da figura de Antônio Conselheiro, e seus membros não praticavam atos de banditismo social.
c) Correta. O Movimento do Cangaço esteve relacionado ao surgimento de grupos de pessoas que, sem nenhuma oportunidade de obter uma vida melhor e mais livre, resolveram promover a justiça social com as próprias mãos, em busca de conseguir aquilo que nunca teriam: dinheiro, poder e liberdade. Apesar de sua causa também estar relacionada à falta de oportunidades, como os outros movimentos, foi muito mais violento e seletivo.
d) Incorreta. A Guerra do Contestado se deu porque muitas pessoas ficaram desempregadas quando a construção da ferrovia entre Santa Catarina e Paraná terminou. Sem lugar fixo para morar, os camponeses e os trabalhadores lutavam pelo direito de posse da terra e encontraram conforto nas palavras do beato José Maria, um pregador que se dizia eleito de Deus e defendia um reino de justiça.