• Matéria: Direito
  • Autor: leonardofubuki
  • Perguntado 5 anos atrás

Considerando os conceitos de justiça e equidade, quais dos funcionários pesquisados por você e citados no seu relatório estão em situação na qual a lei os trata como desiguais, a fim de atingir a igualdade na relação de trabalho?​

Respostas

respondido por: perezmauricio13
11

Resposta:

Na relação acima, os funcionários a serem destacados seriam a Marinalva que se encontra em licença-maternidade e o Leandro que é portador de deficiência, pois ambos, encontram-se em circunstancias entre as quais são devidamente protegidos por lei, que garantem aos mesmos as devidas chances no mercado de trabalho.

Explicação:

Padrão de resposta esperado

Entre os funcionários pesquisados, destacam-se dois que se enquadram em situações nas quais a lei os protege, com a finalidade de lhes conferir direitos para que tenham iguais oportunidades no mundo do trabalho.

São eles: Marinalva, a mulher em licença maternidade, pois este é um benefício concedido pela legislação para que as mulheres mantenham a relação de trabalho durante o período em que estão vulneráveis; e Leandro, o homem portador de deficiência, a quem a legislação prevê a inclusão no mercado de trabalho, estipulando vagas obrigatórias nas empresas com determinado número de funcionários.

A licença maternidade e as vagas obrigatórias para PCDs são mecanismos impostos pela legislação que objetivam tratar os desiguais na medida da sua desigualdade, com a finalidade de atingir um mercado de trabalho justo.

respondido por: joaopaulooas
1

A justiça na relação trabalhista é quando o Estado consegue garantir a equidade dos funcionários para com os empregadores. Portanto, podemos dizer que atingir igualdade é manter o respeito das partes.

Qual o conceito de justiça?

De acordo com a filosofia, a justiça pode ser caracterizada como uma virtude suprema que consegue aplicar de modo pleno os princípios éticos e morais.

Contudo, no direito, esse conceito está relacionado com a capacidade de decidir ponderando entre a moral e a razão. Portanto, muitos vezes aquilo decidido como direito, nem sempre será justo para outro.

Aprenda mais sobre justiça aqui: brainly.com.br/tarefa/25270702

#SPJ2

Anexos:
Perguntas similares