• Matéria: Ed. Física
  • Autor: carolinnesilva484
  • Perguntado 4 anos atrás

3) Pesquise mais dois esportes que surgiram no Brasil e explique, de forma resumida,
seu surgimento e como eles são praticados (formato de disputa, número de
participantes, objetivo, regras básicas).​

Respostas

respondido por: inutilotakupoper
1

Resposta: SandBoard

Sandboard é um desporto que consiste em descer dunas de areia, com a utilização de uma prancha similar à prancha de snowboard, usada na neve.

Foi criado por volta do ano de 1986, em Florianópolis, Brasil. A ideia surgiu como uma alternativa para os surfistas nos dias em que o mar não estava bom para a prática do surfe e usada também para ensinar o surf.

No início, para descer pelas dunas eram utilizados pedaços de pranchas quebradas só muito raramente utilizavam pranchas inteiras, de madeira e até papelão. Hoje em dia, o formato é bem parecido com o de uma prancha de snowboard e já existem materiais como a fibra de carbono, considerado o material mais avançado do mercado.[1]

Nos últimos anos, o esporte tem tido um grande crescimento e vem atraindo cada vez mais um número maior de adeptos, principalmente após a veiculação de matérias na mídia. Atualmente, o esporte é praticado em vários países, como: Brasil, Argentina, Chile, Uruguai, Estados Unidos, Austrália e África.

O maior nome de todos os tempos deste esporte é o brasileiro Digiácomo Dias.

Explicação:

Futsal

Futsal é o futebol adaptado para prática em uma quadra esportiva por times de 5 jogadores. As equipes, tal como no futebol, têm como objetivo colocar a bola na meta adversária, definida por dois postes verticais limitados pela altura por uma trave horizontal. Quando tal objetivo é alcançado, diz-se que um gol foi marcado, e um ponto é adicionado à equipe que o atingiu. O goleiro, último jogador responsável por evitar o gol, é o único autorizado a segurar a bola com as mãos. A partida é ganha pela equipe que marcar o maior número de gols em 40 minutos divididos em dois tempos.

Devido às proporções da área de jogo, o menor número de jogadores e a facilidade em que se pode jogar uma partida, o futsal já é considerado por muitos como o esporte mais praticado do Brasil, superando o futebol que ainda assim é o mais popular.

Desde a sua criação até à atualidade existiram diversas variantes da modalidade assim como diversas designações, cujas regras divergem em alguns pontos. Sensivelmente desde a década de 1990 que a variante da modalidade com maior dimensão e mediatismo é designada de Futsal e é disputada segundo as leis e égide da FIFA, enquanto que a modalidade disputada segundo as leis da Associação Mundial de Futsal (AMF) é designada de Futebol de salão. Existe ainda uma terceira variante da modalidade designada de Showbol (também conhecida como Futebol Indoor (português europeu)) sendo das 3, a que tem menor divulgação mundial.

O esporte teria sido inventado por volta de 1934, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da Associação Cristã de Moços (ACM) de Montevidéu, Uruguai, dando-lhe o nome de indoor football. O Uruguai, durante a década de 1930, era a grande referência no futebol, no qual a sua seleção havia sido bicampeã olímpica e sede da primeira Copa do Mundo de Futebol, promovida pela Federação Internacional de Futebol (FIFA), sendo também a primeira seleção campeã do torneio. O futebol estava em ascensão nos dois países e o intercâmbio dentro das associações era constante.

Em 1935, os professores João Lotufo e Asdrubal Monteiro, após se graduarem no Instituto Técnico da Federação Sul-Americana como secretários diretores de educação física da ACM, regressaram ao Brasil e introduziram o indoor football que passou a ser chamado de "futebol de salão". Por possuir características do regulamento, ainda a iniciar, o pequeno tamanho da quadra e o peso da bola, causavam muitos acidentes pela potência dos chutes.

Os principais fundamentos do futsal são:

Passe: É quando o jogador passa a bola para um companheiro da sua equipe.

Drible: É o ato em que o jogador utiliza-se da bola para enganar o adversário.

Finta: É o ato de enganar o adversário sem tocar na bola.

Cabeceio: É a ação de cabecear a bola que tem como objetivo defender ou marcar um gol.

Chute: É a ação de chutar a bola,quando a bola estiver parada ou em movimento, visando dar a ela uma trajetória em direção a um objetivo, seja este o gol, outro jogador ou tirá-la de jogo (existem varias formas de chute).

Recepção: É a ação de interromper a trajetória da bola vinda de passes ou arremessos.

Condução: É a ação de progredir com a bola por todos os espaços possíveis de jogo.

Domínio de bola: Como no futebol, usa-se os pés para dominar a bola.

Chute no gol: Com um dos pés, chute a bola no gol.

Posições dos jogadores

 

Goleiro/Guarda-Redes - Defende o gol de todos os ataques do adversário e também pode atacar, não podendo tocar na bola no campo de defesa do adversário.

Fixo - Defensor, semelhante ao zagueiro.

Ala (esquerdo e direito) - Trabalham a bola na lateral da quadra.

Pivô - Atacante, o que fica mais próximo do gol adversário.

Perguntas similares