A história do computador pode ser classificada em gerações que indicam a evolução de seus componentes no decorrer de um período. Entre as gerações existentes, são destacadas três:
I - Primeira geração
II - Segunda geração
III - Terceira geração
Associe as gerações com as informações apresentadas a seguir:
( ) Geração marcada pela criação dos transistores. A Unidade Central de Processamento (CPU), a memória e a linguagem de programação Assembly foram desenvolvidas nesta geração.
( ) Os computadores eram utilizados para cálculos de energia atômica, predição climática e para fins balísticos. O computador ENIAC foi considerado o representante desta geração.
( ) Os computadores desta geração tinham eletrodos para o controle do fluxo de elétrons e os dados eram armazenados em cartões perfurados.
( ) Nesta geração, surgiu o armazenamento em disco, que complementava os sistemas de fita magnética e possibilitava ao usuário acesso rápido aos dados desejados.
( ) Os computadores, nesta geração, tinham transistores integrados, que eram facilmente produzidos em larga escala.
a)
III – I – I – II – I.
b)
I – I – II – II – III.
c)
I – I – I – II – II.
d)
II – I – II – III – II.
e)
II – I – I – II – III.
Respostas
Resposta:
E) II – I – I – II – III.
Explicação passo-a-passo:
Primeira geração: marcada pela utilização de válvulas (tubo de vidro, parecido com uma lâmpada fechada a vácuo, contendo eletrodos com a finalidade de controlar o fluxo de elétrons). O computador ENIAC foi considerado o representante desta geração e sua utilização era voltada para cálculos de energia atômica, predição climática e para fins balísticos.
Segunda geração: marcada pela substituição da válvula pelo transistor. Recursos importantes foram desenvolvidos nesta geração, Unidade Central de Processamento (CPU), linguagem de programação de entrada e saída e memória. A linguagem de máquina foi substituída pela linguagem Assembly (linguagem que utilizava mnemônicos para representar a instrução de máquina). Após esta linguagem, outras surgiram, como as linguagens de alto nível Fortran e Cobol. Nesta geração, surgiu o armazenamento em disco, que complementava os sistemas de fita magnética e possibilitava ao usuário acesso rápido aos dados desejados.
Terceira geração: marcada pela utilização dos circuitos integrados feitos de silício. Estes circuitos são conhecidos como microchips e são construídos com a integração de muitos transistores. Os computadores, nesta geração, tinham transistores integrados, que eram facilmente produzidos em larga escala.