Respostas
Resposta:
A Geografia é uma ciência que tem estreita relação com o meio ambiente. Desde as correntes do pensamento geográfico até seus conceitos mais contemporâneos. Em um viés particularmente analisado pelo olhar da Geografia Humana, o meio ambiente, a preservação da biodiversidade, o desenvolvimento sustentável e a sustentabilidade podem ser vistas através do binômio sociedade – meio ambiente pelos olhos da Geografia Cultural, diante de práticas socioculturais que buscam a qualidade de vida do nosso planeta. A relação entre o Homem e o meio ambiente envolve técnicas que organizam e configuram o espaço geográfico, e como consequência, o meio ambiente.
A Geografia pode ser considerada uma ciência de síntese, pois, seu objeto de estudo é o espaço geográfico, e como se sabe, nele encontramos aspectos naturais, sociais, políticos, culturais, econômicos, dentre tantos outros. Assim, ao estudar o espaço geográfico, também cabe a Geografia analisar e estudar o meio ambiente, suas relações com o ser humano e sua importância no espaço geográfico.
É preciso, então, que a preservação da biodiversidade seja colocada em cena, com o objetivo de proteger o meio ambiente e garantir a qualidade de vida das populações vigentes, assim como, das futuras. Para isso, é necessária a visão do conceito de sustentabilidade em comum acordo com o binômio sociedade – meio ambiente, não tratando o mesmo como um conceito exclusivamente natural, mas também social.
Assim, através da Geografia Cultural somos capazes de analisar e compreender as formas as quais a humanidade vem se relacionando com o espaço geográfico, e consequentemente, com o meio ambiente. Por se tratar de uma ciência de síntese, a Geografia se preocupa tanto com as sociedades quanto com o meio em que vivem, tornando possível a compreensão da sustentabilidade como um conceito socioambiental, utilizando como principal ferramenta, a as práticas socioculturais na égide da sustentabilidade.
Explicação: