1. O que mais lhe chamou a atenção na
leitura dos textos?
2. Quais as temáticas discutidas?
3. E, quanto às características, você
conseguiu identificá-las?
4. As palavras... observou o uso de palavras
iguais em contextos diferentes?
5. Procurou no dicionário o significado das
palavras desconhecidas?
6. Comparou seu significado com as que
foram utilizadas no contexto apresentado?
Respostas
Resposta:
O texto aí alguém responde
Explicação:
1) O que mais chama a atenção no texto foi a diferença dos gêneros textuais oferecidos. Apesar de você não indicar os textos, pesquisei e acho que conseguirei te ajudar. Trata-se de contos (de autoria de Machado de Assis), poemas (de Carlos Drummond de Andrade), crônicas (de Rubem Braga), artigos de opinião (de Lya Luft) e textos jornalísticos.
Dessa maneira, foram apresentados diferentes textos, de estruturas muito distintas, como em versos (poemas) e em prosa (todos os outros). Além disso, são mencionados gêneros muito distintos e de autores de diferentes épocas.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/3615061
2) De maneira geral, as temáticas estão relacionadas à atualidade. Isso ocorreu porque escolhi um conto de Machado de Assis, escritor do Realismo, que, muitas vezes, tratava de assuntos comuns no cotidiano da sociedade.
Além disso, foram escolhidos poemas de Carlos Drummond de Andrade, que, por ser modernista, era um amante da escrita com base no cotidiano e distante da escrita lusitana. Por fim, a crônica de Rubem Braga trata de assuntos normais, comum ao dia a dia, como é natural no gênero crônica.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/20622361
3) Questão pessoal, mas segue uma sugestão de resposta.
Consegui identificar diferentes características. Os contos são pequenas narrativas. Assim, apresentam narrador, personagens e verbos no passado.
Os poemas são caracterizados por verbos e estrofes. Além disso, são elaborados, geralmente, a partir de conotação, ou seja, uma linguagem que se aproxima do sentido figurado.
Os textos jornalísticos, por exemplo, têm compromisso com a realidade. Dessa maneira, não devem apresentar fatos fantasiosos.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/20529508
4) Há palavras que existem mais de um sentido. Ao citarmos o poema "No meio do caminho", pode-se observar o vocábulo "pedra". Essa palavra pode ser observada no sentido conotativo, ou seja, figurado, ou no sentido denotativo, que envolve o significado literal da palavra. Assim, denotativamente, como um fragmento de origem mineral, e conotativamente, como um empecilho, um impedimento.
Esta questão aponta para a possibilidade de um mesmo vocábulo apresentar sentidos diferentes. Essa capacidade é chamada de polissemia.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/28197857
5) Esta questão é pessoal. Por isso, não há um gabarito e cada aluno poderá responder de uma maneira distinta. Apesar disso, segue uma sugestão de resposta.
- Não sabia o que era apólogo, que é o título de um conto de Machado de Assis. Pesquisei e percebi que se trata de um gênero textual em que são narradas histórias fantásticas, que servem como uma lição de moral, cujos personagens são inanimados.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/49262730
6) Questão pessoal. Sugestão para que você se inspire e responda, sozinho, a esta questão:
- Comparei, mas só encontrei a palavra "apólogo" no texto machadiano. Não houve a possibilidade, portanto, de se estabelecer uma relação com os outros gêneros textuais.
LINK: https://brainly.com.br/tarefa/42403312