(SAEPE). Leia o texto abaixo.
O Dente Mágico
Um dia, nas profundezas do oceano, Pirata, o terrível tubarão, perdeu o dente em uma batalha com outros tubarões. Era um dente especial, um dente mágico e, sem ele, perdeu também toda a sua força. Então, Pirata ficou medroso e inofensivo, apenas a sua reputação de predador feroz e cruel permanecia, mas, por quanto tempo? Ele tinha que encontrar seu dente mágico rapidamente, porque, se a notícia se espalhasse, alguns moradores do oceano não hesitariam em desafiá-lo. Mas, como?
Durante a luta, Pirata tinha visto os dentes desaparecerem em um buraco no fundo do mar. Ele hesitou um pouco, mas não havia outra alternativa: aventurou-se pela fenda, que parecia iluminada de dentro para fora. Lá embaixo, a luz era deslumbrante! Chegando ao fundo, ele viu um mundo belo, cheio de animais marinhos desconhecidos. Em um canto, um animal estranho sorriu. A fera tinha o dente mágico do tubarão em suas garras. Pirata foi lá para tentar recuperar o seu bem precioso, mas o estranho animal se recusou a lhe dar. “Esse dente é meu” – disse Thor, em tom não muito amigável – “Mas posso fazer um acordo com você. Eu vou devolver o seu dente, tubarão, mas com uma condição: no futuro, quero que você use a sua força para uma boa causa.” “Mas como vou comer?” – perguntou o tubarão. A fera insistiu: “Prometa-me, e devolvo o seu dente, senão você vai ficar pior do que uma sardinha!”. O tubarão, é claro, aceitou a oferta para recuperar o seu dente. Depois desse susto, o tubarão nunca mais foi cruel. Ele cumpriu a promessa que fez ao estranho ser das profundezas do mar.
MURAT. D’Annie. 365 histórias – uma para cada dia do ano! Martim G. Wollstein (Trad.). Blumenau: Blu editora, 2010. p.105. Fragmento.
QUESTÃO 01 – As duas perguntas que aparecem no 1º parágrafo “...por quanto tempo?” “...Mas, como?” sugerem: *
1 ponto
A) continuidade no texto.
B) perguntas retóricas, ou seja, aquelas que estimulam a reflexão do leitor.
C) O personagem indaga aos moradores do oceano.
D) Pirata é interrogado por outro tubarão.
Respostas
Resposta:
Desconfiança.
Explicação: por não conhecer aquele animal que nunca havia visto antes (Folhara), desconfiou, pois sua sede parecia ser de muitas dias de abstinência.
As duas perguntas que aparecem no 1º parágrafo sugerem:
B) perguntas retóricas, ou seja, aquelas que estimulam a reflexão do leitor.
Pergunta retórica
Quando o narrador lança as perguntas "mas, por quanto tempo?" e "Mas, como?", não espera receber nenhuma resposta.
Trata-se de perguntas retóricas, aquelas que não requerem resposta, servindo apenas para provocar reflexão no leitor.
O narrador não quer realmente saber quanto tempo iria durar a reputação de predador feroz e cruel do tubarão. Nem saber como ele iria encontrar seu dente perdido. Na verdade, a intenção é aguçar nossa curiosidade e nos "prender" à narrativa. São perguntas que criam suspense e nos fazem refletir sobre como o tubarão iria resolver seu problema.
Leia mais sobre interpretação de texto em:
https://brainly.com.br/tarefa/42896386
https://brainly.com.br/tarefa/44455768