• Matéria: Química
  • Autor: caiorcosta2013
  • Perguntado 5 anos atrás

reações quimicas sao utilizadas também em sistemas abertos , em sua opinião, elas podem ser usadas para explicar a lei da conservação das massas? porque?​

Respostas

respondido por: Xudrunsk
2
Hello!!
Em um sistema fechado durante toda a ocorrência de uma reação química, a massa de todas as substâncias envolvidas no início é igual à massa de todas as substâncias no final, ou seja, não há perda nem ganho de massa. Isso é possível ser observado e controlado por medições, já que não é possível nenhuma partícula de matéria (seja ela sólida, líquida ou gasosa) “escapar” do recipiente. Daí dá-se o primeiro enunciado para a Lei de Lavoisier: “Em uma reação química feita em recipiente fechado, a soma das massas dos reagentes é igual à soma das massas dos produtos.”

Entretanto, se uma reação química ocorrer em ambiente aberto, se forem feitas medições, será possível observar que há uma “aparente perda de massa”. Na verdade, essa “aparente perda de massa” ocorre em razão de os reagentes reagirem com outras substâncias químicas gasosas presentes no ar, gerando outros produtos (gasosos), que podem “escapar”. Ou seja, realmente nada é criado ou destruído, porque os elementos que constituem as espécies iniciais não somem, eles simplesmente se rearranjam a fim de formar novas substâncias, que, como já foi dito, podem “escapar” da medição do experimento. Então, observamos que durante uma reação química em sistemas abertos que fossem pesados, ia parecer que a massa diminuiu, mas, na verdade, a massa não “desaparece”, ela só vai para outro sistema (ambiente). Daí dá-se o segundo enunciado na Lei de Lavoisier: “Na natureza, nada se perde, nada se cria, tudo se transforma.”

Respondendo a pergunta de uma forma mais direta: SIM, as reações químicas que ocorrem em ambientes abertos também podem ser usadas para explicar a Lei de Lavoisier, também chamada de Lei da Conservação das Massas, sobretudo, a partir do segundo enunciado da Lei. A explicação encontra-se na nossa discussão. Pensei que toda a matéria do mundo presente na Natureza é praticamente constante, por isso nada se perde nem nada se cria, apenas há transformações.

Observação: o que fugiria um pouco do raciocínio seria a questão das Reações Nucleares, que envolvem sim perda e/ou ganho de massa, mas não é o caso desse estudo. Lembre-se de que as reações químicas trabalham apenas com a ELETROSFERA dos átomos, região onde se encontram os elétrons. A massa do átomo encontra-se concentrada no núcleo, com os prótons e nêutrons. Se durante as reações químicas não ocorre nada no núcleo, então a massa não é alterada. (A massa do elétron é praticamente insignificante).

Espero ter ajudado...

Bons estudos!!!!

Xudrunsk: Complemento: a nível global, a Terra pode ser considerada um grande sistema fechado, portanto, há uma constância da matéria. Bons estudos!!!!
Perguntas similares