• Matéria: Biologia
  • Autor: JoaoMStudent
  • Perguntado 4 anos atrás

“Durante a explosão de casos de microcefalia como consequência de infecção pelo vírus zika, entre 2015 e 2016, ficou evidente que as regiões com o maior número de notificações — um total de 18.282 casos — eram também aquelas com as condições de vida mais precárias. [...] Uma análise de dados do Ministério da Saúde revelou que havia uma relação significativa entre casos de microcefalia registrados entre 2015 e 2018 e as regiões geográficas com desnutrição, identificadas a partir de dados de internação hospitalar. O grupo entrevistou ainda 83 mulheres afetadas no Ceará e avaliou que 37% delas consumiram menos proteínas do que se considera adequado durante a gravidez, 61 gramas por dia. [...] Os prováveis efeitos da subnutrição proteica ajudam a explicar por que, dentro da população total afetada pelo vírus, a fração de bebês que desenvolveu a microcefalia divergiu drasticamente em diferentes regiões e cidades. Também explicam, em parte, a assimetria geográfica da incidência de casos no Brasil, já que 75% deles ocorreram no Nordeste.”

De acordo com o texto e com seus conhecimentos a respeito do Zika vírus, assinale a alternativa INCORRETA:

a) A melhor forma de prevenção da doença é evitar a proliferação de criadouros das larvas do Aedes aegypti, ação que também evita dengue e febre amarela.
b) De acordo com pesquisas recentes, a subnutrição de gestantes que foram contaminadas com o Zika vírus pode estar relacionada com casos de microcefalia.
c) A transmissão do vírus ocorre através da picada do mosquito macho do gênero Aedes contaminado, uma vez que o mosquito fêmea, mesmo contaminado, não é transmissor.
d) Em locais onde há risco de epidemias do Zika vírus, a instalação de telas de proteção nas janelas pode ser um recurso para evitar a contaminação pela doença, assim como o uso de roupas de manga longa e repelentes.

Respostas

respondido por: sinira728
12

Resposta:

Letra C

Explicação:

Tanto as fêmeas como os machos do mosquito Aedes aegypti se alimentam de seiva de plantas, são fitófagos. Porém as fêmeas precisam se alimentar de sangue para maturação dos ovos, adquirindo assim o hábito hematófago. Portanto, a transmissão das doenças relacionadas ao Aedes, como Zika, dengue, febre amarela e chikungunya, ocorre pela picada da fêmea do mosquito


sunshinelgg: 1) C
sunshinelgg: 2) D
LuizHenriik: Certinho, vlw
respondido por: Danas
1

A alternativa incorreta em relação a transmissão do Zika vírus é:

C) A transmissão do vírus ocorre através da picada do mosquito macho do gênero Aedes contaminado, uma vez que o mosquito fêmea, mesmo contaminado, não é transmissor.

A transmissão do Zika vírus, da dengue e da Chikungunya ocorre pela picada do mosquito fêmea do Aedes Aegypti, os machos dessa espécie são herbívoros, eles não se alimentam do sangue das pessoas.

Muitos outros insetos são capazes de transmitir doenças através da picada, como barbeiro, que transmite a cólera e o carrapato comum dos cães, que transmite a doença do carrapato entre os cães.

Os vírus que o Aedes Aegypti transmite são conhecidos como arbovirus, isso porque são vírus que sobrevivem em mosquitos que normalmente ficariam nas florestas.

Venha estudar mais em:

https://brainly.com.br/tarefa/10601608

Anexos:
Perguntas similares