1. A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foi um movimento formado por: *
1 ponto
a) militares descontentes com a situação política e econômica do país devido ao clima de hostilidade entre o presidente eleito Arthur Bernardes e grupos militares.Em 5 de julho de 1922, militares do Forte de Copacabana pegaram em armas, para “salvar a honra do Exército” e moralizar a política do país.
b) militares descontentes com a situação política e econômica do país que se juntaram a operários descontentes com os baixos salários recebidos nas fábricas e a marinheiros que haviam protagonizado a Revolta da Chibata.
c) marinheiros que exigiam o fim dos castigos físicos e mudanças no código disciplinar da Marinha que se juntaram aos tenentes de alta patente e a Aeronáutica Brasileira. As três forças armadas formaram uma ampla coalizão de forças para depor o presidente Artur Bernardes.
d) sertanejos descontentes com a expulsão de suas terras por conta da construção de uma ferrovia no Estado de São Paulo que se juntaram com marinheiros que exigiam o fim dos castigos físicos e mudanças no código disciplinar da Marinha e militares que recebiam baixos salários.
2. Nos anos 1920, as oligarquias no Brasil continuavam fazendo uso da corrupção e violência para se conservar no poder. Essa situação opressiva contribuiu para gerar revoltas no campo e na cidade. Os militares também estavam descontentes com o tratamento que as oligarquias davam às forças armadas. Assim, surgiu o Movimento Tenentista. Assinale a alternativa correta sobre esse movimento. *
1 ponto
a) Movimento realizado por altos oficiais do Exército de alta patente (marechais e generais), insatisfeitos com tenentes e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Apoiavam o sistema político e econômico do país e propunham o nacionalismo como um elemento de centralização do poder.
b) Movimento realizado por altos oficiais do Exército de alta patente (marechais e generais), insatisfeitos com as questões internas militares e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Criticavam o sistema político e econômico do país e propunham o retorno da monarquia como um elemento de centralização do poder.
c) Movimento realizado por jovens oficiais do Exército de baixa patente (soldados, capitães, tenentes), insatisfeitos com as questões internas militares e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Apoiavam o sistema político e econômico do país e propunham o federalismo como um elemento de descentralização do poder.
d) Movimento realizado por jovens oficiais do Exército de baixa patente (soldados, capitães, tenentes), insatisfeitos com as questões internas militares e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras. Criticavam o sistema político e econômico do país e propunham o nacionalismo como um elemento de centralização do poder.
Respostas
Resposta:
1-a
2-d
Explicação:
fiz no classroom
Questão 1 - a) militares descontentes com a situação política e econômica do país devido ao clima de hostilidade entre o presidente eleito Arthur Bernardes e grupos militares.
O Levante do Forte de Copacabana foi um movimento tenentista que aconteceu no ano de 1922, ano em que haveria a decisão do sucessor do presidente Epitácio Pessoa. A disputa era entre Arthur Bernardes (SP) e Nilo Peçanha.
Com a derrota sofrida por Nilo Peçanha e o descontentamento do povo com o novo governo os militares se amotinaram e tinham a intenção de tomar o Palácio do Catete e colocar Hermes da Fonseca na presidência, ainda que de forma provisória.
Porém, dentre os mais de 300 militares, no dia apenas 17 deles se revoltaram, e a eles se juntou um civil. Dessa forma, o movimento recebeu o nome de Revolta dos 18 do Forte de Copacabana.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/6410864
Questão 2 - d) Movimento realizado por jovens oficiais do Exército de baixa patente (soldados, capitães, tenentes), insatisfeitos com as questões internas militares e com o poder exercido pelas oligarquias agroexportadoras.
O movimento tenentista surgiu durante a Primeira República e foi criado e guiado por jovens oficiais brasileiros insatisfeitos com a política nacional, principalmente com o "jogo" entre as oligarquias. Seu início foi na década de 1920, quando Arthur Bernardes e Nilo Peçanha eram candidatos à presidência em 1922.
Na ocasião da campanha, foram divulgadas supostas cartas de Arthur Bernardes contra os militares, que depois se provaram ser falsas, mas que foram o suficiente para desgastar as relações.
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/17439753