Atribui-se a Sócrates a inauguração da ética no campo da reflexão filosófica. Uma passagem importante da vida de Sócrates é o momento em que o seu amigo, Querofonte, consulta o Oráculo de Delfos buscando saber quem é o homem mais sábio do mundo. Sem titubear, o oráculo responde: Sócrates. Ao saber disto, o filósofo busca entender o motivo de ser apontado como dotado de tanta sabedoria, e com isso lembra-se da inscrição do pórtico do Templo de Delfos,e conclui: *
1 ponto
a) O fim justifica os meios, porque para se garantir o resultado esperado não importa o caminho que se escolhe desde que se alcance o objetivo.
b) Conhece-te a ti mesmo, porque o autoconhecimento é um bom caminho para a virtude e para reconhecer a própria ignorância .
c) O homem é naturalmente bom, sendo que a sociedade o perverte, pois em sua natureza original não possui ganância e egoísmo.
d) A virtude é uma mediania, um meio termo proporcional entre extremos, todo excesso ou falta configura-se como um vício.
Respostas
Resposta:
b) Conhece-te a ti mesmo, porque o autoconhecimento é um bom caminho para a virtude e para reconhecer a própria ignorância .
Conhece-te a ti mesmo é uma das frases mais famosas de Sócrates e é a síntese de sua filosofia. Logo, a alternativa B é a correta.
O que Sócrates visava ao andar pelas ruas de Atenas perguntando aos seus concidadãos o que era a virtude, a coragem a sabedoria, entre outras definições, era exortar o cidadão ateniense à análise do seu próprio conhecimento.
Não era a ignorância que Sócrates queria denunciar, e sim a ignorância da ignorância, ou seja, a arrogância de supor saber o que, na realidade, não se sabia.
O Conhece-te a ti mesmo de Sócrates é o caminho que Sócrates, mestre de Platão, propõe para o homem ter uma vida virtuosa. Dizia ele também:
Uma vida não analisada não vale a pena ser vivida
Só examinando a si mesmo que se descobre o limite do próprio conhecimento.
Para saber mais: brainly.com.br/tarefa/30412730