• Matéria: História
  • Autor: renatamirandasilva
  • Perguntado 5 anos atrás

A Revolta dos 18 do Forte de Copacabana foi um movimento formado por:
1 ponto
a) militares descontentes com a situação política e econômica do país devido ao clima de hostilidade entre o presidente eleito Arthur Bernardes e grupos militares.Em 5 de julho de 1922, militares do Forte de Copacabana pegaram em armas, para “salvar a honra do Exército” e moralizar a política do país.
b) militares descontentes com a situação política e econômica do país que se juntaram a operários descontentes com os baixos salários recebidos nas fábricas e a marinheiros que haviam protagonizado a Revolta da Chibata.
c) marinheiros que exigiam o fim dos castigos físicos e mudanças no código disciplinar da Marinha que se juntaram aos tenentes de alta patente e a Aeronáutica Brasileira. As três forças armadas formaram uma ampla coalizão de forças para depor o presidente Artur Bernardes.
d) sertanejos descontentes com a expulsão de suas terras por conta da construção de uma ferrovia no Estado de São Paulo que se juntaram com marinheiros que exigiam o fim dos castigos físicos e mudanças no código disciplinar da Marinha e militares que recebiam baixos salários.

Respostas

respondido por: tetekadrine
153

Resposta:

1) A

2) D

Explicação:

ACABEI DE FAZER NO CLASSROOM...


SugaTrevosa: ta certinho thanks :)
Cibele2007: tá certin vlw
claucimari: TA CERTINHO MT OBRIGADA AJUDOU MT♡︎♡︎♡︎♡︎
lairachanoficial: certinho vlw*<3
geovana4762: obg :)
respondido por: nataliafransantos
7

A Revolta do Forte de Copacabana foi um movimento que pretendia acabar com a República Velha e exigir o fim das oligarquias no poder. Os militares, principalmente os de baixa patente defendiam um sistema político e eleitoral justo para o Brasil. A letra a está correta. A revolta teve início no dia 5 de julho de 1922 e teve a duração de 1 dia.

Ela pode ser considerada como a primeira revolta do Tenentismo brasileiro. Seu início começou com o episódio das cartas falsas que foram publicadas em um jornal que era contrario ao Exército e contra Hermes da Fonseca (ex presidente militar brasileiro).

 

O movimento não teve apoio da alta patente ficando restrito somente aos oficiais de baixa patente. A ideia era tomar os quarteis do Rio de Janeiro para retirar o presidente do poder. Houve repressão do governo e baixíssima adesão ao movimento, onde praticamente todos os revoltosos foram mortos.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/27154354

Anexos:
Perguntas similares