Leia o texto abaixo.
O uso da inteligência
Ao contrário da rigidez dos reflexos e dos instintos, a inteligência dá uma resposta ao problema ou à situação nova de maneira improvisada e criativa. Esse tipo de comportamento é compartilhado por seres humanos e animais superiores.
Experiências interessantes foram realizadas pelo psicólogo gestaltista Wolfgang Köhler, quando instalou nas Ilhas Canárias uma colônia de chimpanzés, na década de 1910. Em um dos experimentos, o animal faminto não conseguia alcançar as bananas penduradas no alto da jaula. Depois de um tempo, o chimpanzé resolveu o problema ao puxar um caixote para alcançar a fruta. Segundo Köhler, a solução encontrada pelo chimpanzé não foi imediata, mas ocorreu no momento em que o animal teve um insight. A visão global lhe permitiu estabelecer a relação entre o caixote e a fruta: esses dois elementos, antes separados e independentes, passou a fazer parte de uma totalidade.
A inteligência distingue-se do instinto pela flexibilidade, pois as respostas variam de acordo com a situação e também de animal para animal. Tanto que Sultão, um dos chimpanzés mais inteligentes no experimento de Köhler, foi o único a realizar a proeza de encaixar um bambu em outro para alcançar o alimento colocado mais alto.
Portanto, os comportamentos descritos não se comparam à resposta instintiva, de simples reflexo, por tratar-se de atos de inteligência, de invenção.
ARANHA, Maria Lúcia Arruda; MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à Filosofia. 4. Ed. São Paulo: Moderna, 2009, p. 48.
O texto acima demonstra, através de exemplos, que a racionalidade humana é capaz de inventar, criar, e reagir de forma flexível às situações inesperadas. E que essas mesmas características podem estar presentes nos símios, mesmo que em pequena escala. Sendo a inteligência capaz de reagir de forma inovadora, ocorrem na sociedade humana processos de cegueira da inteligência capazes de submeter os seres inteligentes a falsas certezas. Assinale a alternativa que determina o papel da inteligência, neste caso:
A inteligência emocional.
A inteligência espiritual.
A inteligência pragmática.
A inteligência crítico-social.
A inteligência estratégica.
Respostas
respondido por:
20
Resposta:
letra D
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás