Respostas
Resposta:
Preconceito
Intolerância manifestada em virtude de uma generalização apressada ou imposta pelo meio.
O preconceito leva as pessoas a fazerem juízo de valor sem conhecer ou dar oportunidade de relacionamento, privando-as de usufruir de um grande benefício: aprender e compartilhar ideias com pessoas diferentes.
O respeito à diversidade no ambiente escolar facilita o trabalho em grupo, evita sofrimento e constrangimento, melhorando o ambiente.
Além disso, facilita o trabalho dos educadores e pais, abrindo portas para um aprendizado maior e melhor, derrubando barreiras desnecessárias.
Eliminar o preconceito na escola trará benefícios para toda a vida.
Um aluno que evita o preconceito interage mais facilmente, criando um círculo de relacionamentos diverso e rico, trilhando um caminho livre de barreiras.
Dessa forma, essa criança terá mais tempo para se concentrar no que é importante, benéfico e construtivo.
Discriminação
Definição: segregação acompanhada de injúria e humilhação. Corresponde ao aluno que impede a entrada de outro em seu círculo de relacionamento, utilizando injúrias e causando humilhação no agredido.
Respeitando o direito da criança de se relacionar com aqueles que têm maior afinidade, precisamos ensinar que não se pode proteger um círculo de relacionamentos com agressões e causando humilhação a outros.
Essa atitude causa constrangimento no grupo como um todo, não apenas no agredido.
A discriminação pode ser motivada pela necessidade de diminuir o outro para valorizar a si mesmo.
Essa prática salienta as características do outro como se fossem defeitos, desqualificando o próximo em favor de um provável benefício próprio.
O resultado é uma pessoa de ego excessivamente inflado, antipática e infeliz, pois sabe que o sucesso construído sobre sofrimento alheio, além de falso, não a torna bem-sucedida.
Racismo
Podemos dizer que racismo é o estabelecimento de hierarquia entre raças, considerando algumas pessoas superiores às outras, em virtude de sua raça ou cor.
Sendo um dos pretextos mais agudos para o preconceito e discriminação, o racismo tem sido objeto de leis, considerado crime no Brasil.
Em nosso contexto, evitar o racismo livra a criança de sentimentos tanto vis quanto prejudiciais — a si e ao outro.
Desmistificar essa diferença por meio do respeito e do conceito de igualdade, além de eliminar barreiras, prepara o aluno para a construção de relacionamentos sólidos e saudáveis, valorizando as diferenças e preparando-o para viver em um mundo cada dia mais globalizado e diverso.
O racismo traz um sobrepeso à vida da criança e do adolescente, que, além de exaurir a energia positiva que toda criança carrega, dificulta a caminhada e torna lenta a realização pessoal.
Nascemos sem conhecer preconceito, discriminação ou racismo.
Assim, sendo o melhor momento para tratar do assunto é na fase de início dos relacionamentos, e a melhor maneira é ensinar o respeito à diversidade no ambiente escolar, preparando os alunos para aprender com mais qualidade, sabendo gerir diferenças e relacionamentos saudáveis.
Nossas crianças podem, e devem, crescer sem sobrepeso, livres para a caminhada e sem barreiras prejudiciais.
Afinal, encontramos inúmeros obstáculos na vida — alguns contornamos, outros, derrubamos. O caminho pode ser árduo e difícil. Não precisamos dificultá-lo mais!
Seria isso?