Você já pensou de quantas maneiras uma história pode ser contada?
Sempre existem versões variadas para um mesmo fato presenciado por diversas pessoas. Cada uma delas dá a sua interpretação do que aconteceu. O trabalho do historiador é semelhante ao de um detetive.
No caso de um crime, um detetive tenta ouvir as testemunhas do caso.
Ele também precisa investigar as provas deixadas no local do crime. Enfim, procura reunir todas as informações possíveis a fim de decifrar o que ocorreu. O historiador também precisa reunir as pistas disponíveis para interpretar os acontecimentos. A tarefa dos historiadores é tentar reconstituir os fatos com a ajuda dos registros – chamados fontes históricas - deixados pelas pessoas. Exemplos de registros são: cartas, desenhos, livros, construções, objetos, roupas, filmes, fotografias, jornais etc. Mas esses registros precisam ser interpretados para fazer sentido.
Cada historiador faz a sua reconstrução do que aconteceu, de acordo com seus conhecimentos e sua maneira de ver o mundo. Por isso, os mesmos acontecimentos estudados por diferentes historiadores podem levar a conclusões diversas. A história é um campo de estudos que permite variadas interpretações.
A partir das fontes históricas, os estudiosos da História – chamados historiadores – levantam questões sobre o modo de vida de uma determinada sociedade num certo período. Mesmo trabalhando com os mesmos documentos, cada historiador, muitas vezes, chega a conclusões que são divergentes das conclusões de outros historiadores. “A diversidade dos [registros] históricos é quase infinita. Tudo o que o homem diz ou escreve, tudo o que constrói, tudo o que toca, pode e deve fornecer informações sobre eles.” BLOCH, Marc. In: LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Editora da Unicamp, 1998, p. 104
As fontes históricas podem ser escritas (cartas, testamentos, obras de literatura, diários, registros de nascimentos, textos de jornais...),visuais ou iconográficas (pinturas, gravuras, charges, desenhos, fotografias...), orais (depoimentos, histórias transmitidas de geração em geração) e materiais (vestígios de construções, instrumentos, utensílios e fósseis, ou seja, restos petrificados de animais e vegetais), entre outras.
REGISTROS DA HISTÓRIA!
O texto acima explica que praticamente tudo o que as pessoas fazem, dizem ou escrevem contém informações sobre elas e suas épocas, ajudando-nos a entender a sua história. Tudo isso interessa ao historiador, pois é com a interpretação desse material que ele escreve a História. Agora é a sua vez! O que são fontes históricas? *
Sua resposta:
Respostas
respondido por:
8
Resposta:
são documentos, que através de interpretação permitem o historiador a recontar a história
ivonetealeluia3:
obg me ajudou muito
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás