Respostas
Resposta: Persépolis é uma histórias em quadrinhos (pt-BR) ou banda desenhada (pt-PT) francesa autobiográfica de Marjane Satrapi, que retrata sua infância até seus primeiros anos de vida adulta no Irã, durante e após a Revolução Islâmica. Persépolis lembra os leitores da “precariedade da sobrevivência” em situações políticas e sociais.[1] O título Persépolis é uma referência à antiga capital do Império Persa, Persépolis.[2] Originalmente publicada em francês, a graphic novel foi traduzida para muitos outros idiomas, incluindo inglês, espanhol, catalão, português, italiano, grego, sueco, georgiano e outros. A partir de 2018, já vendeu mais de 2 milhões de cópias em todo o mundo.[3] Persepolis 1 foi escrito em 2000 e Persepolis 2 foi escrito em 2004.
A editora de quadrinhos francesa L'Association publicou o trabalho original em quatro volumes entre 2000 e 2003. A Pantheon Books (América do Norte) e Jonathan Cape (Reino Unido) publicaram as traduções para o inglês em dois volumes - um em 2003 e outro em 2004. As edições completas em francês e inglês seguiram em 2007, coincidindo com o lançamento da adaptação cinematográfica.
Devido à sua linguagem gráfica e imagens, há controvérsias em torno do uso de Persépolis em salas de aula nos Estados Unidos. Persépolis foi destaque na lista dos dez livros mais desafiados da Associação Americana de Bibliotecas em 2014.[4]
Explicação: A resposta tá ai