Durante a Segunda Guerra Mundial, o artista morava na França, que foi ocupada pelos nazistas. Houve nesse período um episódio em que ele foi interrogado por um oficial da Gestapo, a temida polícia política alemã. Ao perguntar ao autor, referindo-se a uma fotografia da obra encontrada em seu apartamento, se ele havia feito "aquilo", o artista teria respondido ao oficial que o interrogava: "Não. Vocês fizeram".
Respostas
Resposta:
A Gestapo foi a polícia secreta da Alemanha nazista, sendo responsável por realizar a perseguição e o silenciamento de todos os grupos que pudessem representar algum tipo de ameaça para o controle dos nazistas. O termo “Gestapo” deriva de Geheim Staatspolizei, expressão em alemão que significa “polícia secreta do Estado”.
A Gestapo foi liderada a princípio por Hermann Göring, um dos grandes nomes do Partido Nazista na década de 1930. Essa polícia secreta agiu diretamente na perseguição de grupos como os comunistas, social-democratas e, posteriormente, os judeus. Com sede na cidade de Berlim, a organização usava grupos de espionagem, que se espalharam por toda a Alemanha.
Leia também: Noite dos Cristais: o início do aprisionamento em massa dos judeus em campos de concentração
Criação da Gestapo
A Gestapo foi gestada no período de ascensão dos nazistas ao poder na Alemanha, portanto em 1933. Primeiramente, é importante mencionar que a polícia secreta dos nazistas era a continuidade de uma prática já realizada por muitas nações europeias desde o século XIX: o emprego de polícias políticas.
Explicação: