5) Leia o trecho: “Existe uma distância tão grande entre como se age e como se deveria agir, que aquele que despreza o mundo real para viver num mundo imaginário encontrará antes sua ruína do que sua salvação.” Sobre as noções de poder e política em Maquiavel, assinale a alternativa incorreta: *
a) Para Maquiavel, o sucesso de um Estado ou de uma nação é o fim supremo.
b) Segundo as ideias de Maquiavel, quem governa o Estado ou a nação deve lutar para assegurar a sua própria glória e o sucesso do Estado
c) Na política, o governante é limitado pela moralidade, pois os poderes divinos influenciam as suas decisões.
d) Para realizar os objetivos de garantir o sucesso do Estado e garantir a própria glória, o poder não pode ser limitado pela moralidade, pois “os fins justificam os meios”.
6) Leia o trecho: “Por exclusividade, se entende a tendência revelada pelos detentores do poder político de não permitirem, no âmbito de seu domínio, a formação de grupos armados, independentes e ao debelarem ou dispersarem os que porventura se vierem formando”. Sobre o poder político, assinale a alternativa incorreta: *
a) Na política moderna, a noção de “guerra de todos contra todos” se aplica, pois todos os indivíduos possuem legitimidade em qualquer ato de rebelião contra os poderes.
b) A legitimidade é o uso do poder dentro de uma ordem social, relacionada à lei a aos valores, no contexto da política.
c) O poder político relaciona-se à lei a aos valores, no contexto de um Estado, em um determinado território.
d) O poder está presente em todas as relações sociais, e envolve variados aspectos da vida social, que não podem ser analisados de maneira isolada
Respostas
1) Leia o trecho: “Existe uma distância tão grande entre como se age e como se deveria agir, que aquele que despreza o mundo real para viver num mundo imaginário encontrará antes sua ruína do que sua salvação.” (Nicolau Maquiavel). Sobre as noções de poder e política em Maquiavel, assinale a alternativa incorreta: *
1/1
a) Para Maquiavel, o sucesso de um Estado ou de uma nação é o fim supremo.
b) Segundo as ideias de Maquiavel, quem governa o Estado ou a nação deve lutar para assegurar a sua própria glória e o sucesso do Estado
((C)) Na política, o governante é limitado pela moralidade, pois os poderes divinos influenciam as suas decisões.
d) Para realizar os objetivos de garantir o sucesso do Estado e garantir a própria glória, o poder não pode ser limitado pela moralidade, pois “os fins justificam os meios”.
Feedback
Parabéns, é isso aí! Vimos nesta aula que Maquiavel não associava a política à moralidade, e apontava que os poderes políticos eram mundanos e não divinos. Como o enunciado solicitava a alternativa incorreta, você acertou!
2) Leia o trecho: “Por exclusividade, se entende a tendência revelada pelos detentores do poder político de não permitirem, no âmbito de seu domínio, a formação de grupos armados, independentes e ao debelarem ou dispersarem os que porventura se vierem formando” (Norberto Bobbio). Sobre o poder político, assinale a alternativa incorreta: *
1/1
((A))Na política moderna, a noção de “guerra de todos contra todos” se aplica, pois todos os indivíduos possuem legitimidade em qualquer ato de rebelião contra os poderes.
b) O poder está presente em todas as relações sociais, e envolve variados aspectos da vida social, que não podem ser analisados de maneira isolada
c) A legitimidade é o uso do poder dentro de uma ordem social, relacionada à lei a aos valores, no contexto da política.
d) O poder político relaciona-se à lei a aos valores, no contexto de um Estado, em um determinado território.
Feedback
Parabéns, é isso aí! Vimos nesta aula que o poder e a política estão nas relações cotidianas, porém os indivíduos não possuem a legitimidade do poder de coação sobre os outros, cabendo apenas ao Estado a garantia da ordem através da violência.
Segundo a teoria de Maquiavel e as proposições feitas por ele em seu livro O Príncipe, estão incorretas as informações da alternativa c.
A alternativa afirma que o governante deveria ser conduzido pela moralidade, orientada por valores religiosos. Porém, o filósofo não fazia qualquer associação entre poder e religiosidade.
Para ele o governante deveria ser orientado pela razão, e usá-la para garantir sua permanência no poder, bem como a ascensão de seu Estado. Além disso Maquiavel afirmava que o poder era algo criado pelos homens, não uma concessão divina oferecida a um homem iluminado.
Sobre a política moderna e o poder político, estão incorretas as informações trazidas pela alternativa a.
É correto afirmar que o poder político se faz presente em todas as relações sociais cotidianas. Porém, a legitimidade do uso da força é garantida apenas ao Estado, e não a indivíduos como afirma a alternativa.
Veja mais em:
https://brainly.com.br/tarefa/17444523