1) Ao tratar de segurança pública, não há como deixar de abranger a questão prisional, pois diante da aplicação de uma sanção (no caso pena restritiva de liberdade), o apenado deverá ser retirado do convívio social para que não cometa mais crimes enquanto estiver preso e, mesmo quando for colocado em liberdade, nesse último caso, se tratando da ressocialização.
"Sistema carcerário brasileiro: problemas e soluções
Na Idade Média, a igreja católica utilizava as prisões para o cumprimento da pena eclesiástica, os religiosos eram isolados para refletirem sobre os pensamentos pecaminosos. Atualmente, esses lugares têm a finalidade de recuperar um indivíduo para viver em sociedade, no entanto, a justiça brasileira enfrenta dificuldades para executar esse papel, diante do número elevado de presos e da influência do crime organizado. Logo, o atraso nos julgamentos dos detentos e a falta de segurança nos presídios agravam o problema da segurança pública.
O Estado falha em garantir a integridade dos presos em muitas unidades prisionais para se proteger, os detentos se organizam em facções criminosas. Porém, esses grupos evoluem criando redes de advogados, formas de financiamento, obtenção de armas e assim elevam o crime para um nível mais nocivo, que afeta toda a sociedade. A sociedade brasileira contemporânea enfrenta como um de seus maiores desafios sociais e econômicos, a precariedade do sistema carcerário brasileiro, situação que apresenta causas, sobretudo ligadas à falta de estrutura, bem como à ineficiência da ressocialização. Assim, é fundamental que o Poder Público e a sociedade civil atentem para as causas e consequências. "
Segundo o texto, são questões relacionadas a crise no atual sistema carcerário:
Alternativas:
a) A crise econômica, morosidade da justiça criminal e baixo efetivo policial.
b) Influência de facções criminosas, elevado número de presos e não reinserção do preso na sociedade.
c) Influência das organizações criminosas, altos salários dos juízes e crise econômica.
d) Falta de estrutura das grandes cidades, advogados ligados ao crime organizado e baixo efetivo policial.
e) Falta de segurança nos presídios, aumento no número de desempregados e elevado número de presos.
Respostas
respondido por:
3
Resposta:
letra b. influencia de facções criminosas
respondido por:
3
Resposta:
b) Influência de facções criminosas, elevado número de presos e não reinserção do preso na sociedade.
Explicação:
Perguntas similares
4 anos atrás
4 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás